EQUIDADE E EDUCAÇÃO SOCIOCIENTÍFICA: Elementos para a Inovação e Melhoria da Qualidade da Educação

Autores

  • Romilson da Silva Sousa Professor do Centro Universitário de Ciência e Empreendedorismo – UNIFACEMP; Doutor e Mestre em Educação e Contemporaneidade (UNEB); Especialização em Saúde Pública e Administra de Serviços de Saúde (UNAERP); Formação em Psicanalise de Orientação Lacaniana; Graduação em Ciências Econômicas (UFBA); Assessor Especial da Pró-reitoria da Pesquisa e Ensino de Pós-graduação da UNEB (2007-2011); Chefe da Consultoria Legislativa da Presidência da Câmara de Vereadores do Município de São Francisco do Conde (2012-2013); Professor e assessor de diversos cursos e Faculdades privadas; Presidente do Instituto de Desenvolvimento Interdisciplinar, Pesquisa, Educação e Saúde – (IDIPES); Presidente da Associação de Pesquisadores Negros da Baia – (APNB) (2020-2021 e 2022-2023); Coordenador de Extensão Universitária da UNIFACEMP
  • Everton Nery Carneiro Professor Adjunto da Universidade do Estado da Bahia. Pós-doutor em Educação (UFC); Pós-doutor em Crítica Cultural (UNEB); Doutor e Mestre em Teologia (EST); Especialização: Filosofia Contemporânea (Faculdade São Bento); Ética, Educação e Teologia (EST); Graduação: Geografia (UEFS); Filosofia (FBB); Teologia (STBNe); Professor Permanente do Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social. Professor Permanente do Mestrado em Gestão e Tecnologias Aplicadas a Educação (GESTEC). Líder do Grupo de Pesquisa em Estudos Africanos e Representações da África (GPEARA). Membro do Grupo de Pesquisas em Educação, Religião, Cultura e Saúde (GEPERCS). Autor dos livros: "Mitologia Grega e Bíblica - Narrativas de transgressão; "Filosofia, Teologia e Poesia"; "Ética e Hermenêutica”; “Sobre, Entre e Para”; “Ensino religioso: política, diversidade, fenômeno religioso e práticas pedagógicas”; “Pílulas Freirianas”. “Zapoemas”

DOI:

https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n1p312-340

Palavras-chave:

Equidade; Educação sociocientífica; Pedagogia Ficcional; Territorialidades; Estações de Saberes

Resumo

São várias os campos em nossa contemporaneidade que buscam da conta da verdade e o saber, em especial a religião e a ciência. Considerando que campo é um espaço social (Bourdieu) compreender a educação sociocientífica implica em considerar as relações de poder no campo científico e sua hegemonia sobre outros saberes e regimes de verdade (Foucault, Nietzche). Considerar os diferentes pontos de vistas étnico-raciais na ciência (Sousa, 2007; 2013) foi fundamental para compreender a indissociabilidade entre doxa e episteme presente no sistema de pensamento africano (Mudimbe). Em nosso trabalho, consideramos o ponto de vista étnico-racial africano, representado pelo princípio civilizacional Egípcio (Maat) que corresponde a noção de Equidade, e a noção de racionalidade ética civilizatório que fica evidente na pedagogia ficcional da literatura mítica (Sousa, 2020; 2021; 2022; 2023). Tomamos como categorias empíricas os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) fundamentais na política educacional e em especial na Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) e suas correlações. Assim, compreender a Equidade como princípio civilizacional, para propor inovação no modelo educacional e consequentemente influenciar no processo civilizatório, é o grande desafio para uma formação sociocientífica capaz de preparar etnopesquisadores para essas demandas estruturais em nossa contemporaneidade. Deste modo, uma educação decolonial, antirracista, inclusiva e afirmativa, são algumas das categorias de análise que emergem para pensar as relações Equidade e Civilização. Nossa pergunta de partida foi: Quais aspectos sociocientíficos são importantes para a construção de uma Programa de Inovação e Melhoria da Qualidade da Educação (PIMQUE), considerando uma estratégia de inovação radical e disruptiva para a CT&I e os ODS? O objetivo geral incide sobre identificar aspectos que viabilizem o PIMQUE, considerando a educação sociocientífica na educação básica como estratégia capaz de contribuir para uma inovação radical e disruptiva para a CT&I e os ODS. Nossos resultados apresentaram diversos aspectos e categorias, importantes para um PIMQUE capaz de tomar a Equidade como uma nova racionalidade civilizacional para a CT&I e os ODS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BHABHA, H. O Local da cultura Belo Horizonte: UFMG, 2003.

CAMPBELL, Joseph. O herói de mil faces. 10. ed. São Paulo: Cultrix/Pensamento, 2005.

CARNEIRO, Everton Ney. O esquartejado e o crucificado: narrativas míticas transgressoras. São Leopoldo: EST/PPG, 2015.

DURAND, Gilbert. Mito, símbolo e mitodologia. Tradução de Hélder Godinho e Vítor Jabouille. Lisboa: Presença, 1982.

JUNG, Carl Gustav. Os arquétipos e o inconsciente coletivo. Tradução Maria Luíza Appy; Dora Mariana Ferreira da Silva. - Petrópolis, Rio de Janeiro. Vozes, 2000.

MUDIMBE, Valentin Yves. A invenção da África: gnose, filosofia e a ordem do conhecimento. Tradução de Fábio Ribeiro. Petrópolis: Vozes, 2019.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. 7. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002.

__________________. A coragem da verdade: o governo de si e dos outros II. São Paulo: Martins Fontes, 2014.

___________________. A hermenêutica do sujeito. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

___________________. . A ordem do discurso. 18. ed. São Paulo: Loyola, 1996.

____________________. Ditos e escritos II: arqueologia das ciências e história dos sistemas de pensamento. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001.

____________________. Microfísica do poder. 25. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2010.

_____________________. O nascimento da biopolítica: curso no Collège de France (1978-1979). São Paulo: Martins Fontes, 2010.

______________________. O que é a crítica? In: MOTTA, M. B. (Org.). Ditos e escritos V: estratégia, poder-saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.

______________________.. O sujeito e o poder. In: DREYFUS, H.; RABINOW, P. Michel Foucault: uma trajetória filosófica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.

_______________________. Tecnologias do eu. In: RABINOW, P.; DREYFUS, H. L. Michel Foucault: uma trajetória filosófica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.

NIETZSCHE, Friedrich. A gaia ciência. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

___________________. A vontade de potência. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

_____________________. Além do bem e do mal: prelúdio a uma filosofia do futuro. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

______________________. Aurora: reflexões sobre os preconceitos morais. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

_______________________. Genealogia da moral: uma polêmica. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

________________________. O crepúsculo dos ídolos ou como filosofar com o martelo. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

_________________________. O nascimento da tragédia. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

SOUSA, Romilson da Silva. O ponto de vista étnico-racial na produção do conhecimento: aspectos epistemológicos das relações étnico raciais. In: Maria de Lurdes Soares Ornelas, Sueli Ribeiro Mota Souza. Entres-linhas: educação, psicanálise e subjetividade, Salvador: EDUFBA, 2013. p. 163-181.

_________________________Trajetória Educacional e ambiência Acadêmica Afirmativa no Acesso de Estudantes Negros Superselecionados a Pós-graduação. Dissertação de Mestrado - PPGEduC/UNEB - 2007

___________________________. Cientificidade, subjetividade e produção do conhecimento: a mirada étnico-racial de um pesquisador negro. In: Maria de Lurdes Soares Ornelas. Psicanálise e educação:( im) passe subjetivos contemporâneos II, Belo Horizonte, MG: Fino Traço, 2013. P. 123-142.

____________________________Produção de Conhecimento na Pós-graduação – Faculdade de Educação da Universidade do Estado da Bahia – Tese de Doutorado PPGEduC/UNEB - 2103

___________________________ Relações Étnico-raciais na Bíblia: Elementos para uma outra racionalidade ético-civilizatória – capítulo do Livro – Conhecereis a Verdade e a Verdade Vos Libertará (ancestralidade, religiosidades, educação e identidades) Editora CRV, 2020 a

_____________________________Literatura Mítica e a Episteme Racial: A vida e a justiça na racionalidade ético-civilizatória do estado. Revista Apontamentos de pesquisa: a pandemia COVID-19- A644 teologia, ciência e arte em conversas Vol. V – Curitiba: Brasil Publishing, 2020 b

_____________________________ A Literatura Mítica e o Estado: Os Arquétipo da Racionalidades Ético-civilizatória – Cadernos Teológicos. V.5 n.2 PUC-PR

________________________________Filosofia Política e a Identidade Étnico-racial do Oprimido na Literatura Bíblica December 2021 - Revista Caminhos - Revista de Ciências da Religião 19(4):164 DOI:10.18224/cam.v19i4.9148

_________________________________A ancestralidade das identidades étnico-raciais no Oprimido e no Opressor - Apontamentos de pesquisa: GEPERCS 10 anos: memória, resistência e fé / Everton Nery Carneiro, Sandra Célia Coelho Gomes da Silva - 1.ed. – Curitiba: Editorial Casa, 2022.

Downloads

Publicado

2025-06-26

Como Citar

Sousa, R. da S., & Carneiro, E. N. (2025). EQUIDADE E EDUCAÇÃO SOCIOCIENTÍFICA: Elementos para a Inovação e Melhoria da Qualidade da Educação . INTERFERENCE: A JOURNAL OF AUDIO CULTURE, 11(1), 312–340. https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n1p312-340

Edição

Seção

Artigo Original