EQUIDADE E EDUCAÇÃO SOCIOCIENTÍFICA: Elementos para a Inovação e Melhoria da Qualidade da Educação
DOI:
https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n1p312-340Palabras clave:
Equidade; Educação sociocientífica; Pedagogia Ficcional; Territorialidades; Estações de SaberesResumen
São várias os campos em nossa contemporaneidade que buscam da conta da verdade e o saber, em especial a religião e a ciência. Considerando que campo é um espaço social (Bourdieu) compreender a educação sociocientífica implica em considerar as relações de poder no campo científico e sua hegemonia sobre outros saberes e regimes de verdade (Foucault, Nietzche). Considerar os diferentes pontos de vistas étnico-raciais na ciência (Sousa, 2007; 2013) foi fundamental para compreender a indissociabilidade entre doxa e episteme presente no sistema de pensamento africano (Mudimbe). Em nosso trabalho, consideramos o ponto de vista étnico-racial africano, representado pelo princípio civilizacional Egípcio (Maat) que corresponde a noção de Equidade, e a noção de racionalidade ética civilizatório que fica evidente na pedagogia ficcional da literatura mítica (Sousa, 2020; 2021; 2022; 2023). Tomamos como categorias empíricas os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) fundamentais na política educacional e em especial na Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) e suas correlações. Assim, compreender a Equidade como princípio civilizacional, para propor inovação no modelo educacional e consequentemente influenciar no processo civilizatório, é o grande desafio para uma formação sociocientífica capaz de preparar etnopesquisadores para essas demandas estruturais em nossa contemporaneidade. Deste modo, uma educação decolonial, antirracista, inclusiva e afirmativa, são algumas das categorias de análise que emergem para pensar as relações Equidade e Civilização. Nossa pergunta de partida foi: Quais aspectos sociocientíficos são importantes para a construção de uma Programa de Inovação e Melhoria da Qualidade da Educação (PIMQUE), considerando uma estratégia de inovação radical e disruptiva para a CT&I e os ODS? O objetivo geral incide sobre identificar aspectos que viabilizem o PIMQUE, considerando a educação sociocientífica na educação básica como estratégia capaz de contribuir para uma inovação radical e disruptiva para a CT&I e os ODS. Nossos resultados apresentaram diversos aspectos e categorias, importantes para um PIMQUE capaz de tomar a Equidade como uma nova racionalidade civilizacional para a CT&I e os ODS.
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