O avanço da inteligência artificial como mediadora educacional na perspectiva contemporânea e global
DOI:
https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p2372-2418Palabras clave:
Inteligência Artificial, Educação, Realidade AumentadaResumen
La inteligencia artificial (IA) es un elemento central en la reestructuración de los procesos educativos contemporáneos, actuando como mediadora entre docentes, estudiantes y currículo. Informes de la OCDE y la UNESCO destacan la insuficiencia de los sistemas educativos para adaptarse a las demandas del siglo XXI, destacando la limitada integración formal de la IA en la educación básica. Su integración debe trascender la dimensión técnica, incorporando perspectivas éticas, sociales e interdisciplinarias.
Aplicaciones como los Sistemas Inteligentes de Tutoría, la minería de datos, la realidad aumentada y los juegos serios ejemplifican el potencial de la IA para personalizar la enseñanza, identificar brechas y promover el aprendizaje activo. Experiencias de países como Corea del Sur, Portugal y el Reino Unido, así como iniciativas brasileñas (Piauí, UFG, Goiás), ilustran diferentes modalidades de implementación curricular.
Sin embargo, persisten desafíos: el riesgo de profundizar las desigualdades, el plagio, el sesgo algorítmico y la privacidad. Por lo tanto, la adopción de la IA requiere políticas públicas, infraestructura digital y una formación docente crucial, garantizando la equidad y la sostenibilidad en el proceso educativo.
Descargas
Citas
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2011.
OCDE. What students learn matters: towards a 21st century curriculum. Paris: OCDE, 2020. DOI 10.1787/d86d4d9a-en. Disponível em: https://www.oecd-ilibrary.org/education/what-students-learn-matters_d86d4d9a-en.
OCDE. Open government data report: enhancing policy maturity for sustainable impact. Paris: OCDE, 2019. DOI 10.1787/12ea5027-en. Disponível em: https://read.oecd-ilibrary.org/governance/rapport-sur-les-donnees-ouvertes-publiques_12ea5027-fr#page1.
LYOTARD, Jean-François. A condição pós-moderna. Tradução: Ricardo Corrêa Barbosa. Rio de Janeiro: José Olympio, 2009.
PEDRÓ, Francesc et al. Artificial intelligence in education: challenges and opportunities for sustainable development. Paris: Unesco, 2019.
Pereira, João. Infraestrutura tecnológica e desigualdade na educação. São Paulo: Tecnologias Educacionais, 2022.
PIAUÍ. Secretaria de Estado de Educação do Piauí. Piauí será o primeiro estado a incluir inteligência artificial no currículo escolar. Teresina: Seduc, 2023. Disponível em: https://www.pi.gov.br/noticia/piaui-sera-o-primeiro-estado-a-incluir-inteligencia-artificial-no-curriculo-escolar.
SÃO PAULO (Estado). FREITAS, Aline. Governo de SP avalia utilizar inteligência artificial para 'aprimorar' conteúdo digital nas escolas estaduais. G1, São Paulo, 17 abr. 2024. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2024/04/17/governo-de-sp-avalia-utilizar-inteligencia-artificial-para-aprimorar-conteudo-digital-nas-escolas-estaduais.ghtml.
UNESCO. Currículos de IA para a educação básica: um mapeamento de currículos de IA aprovados pelos governos. Paris: Unesco, 2022. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000380602_por.
UNESCO. Recomendación sobre la ética de la inteligencia artificial. Paris: Unesco, 2021. Disponível em:
UNESCO. Relatório de monitoramento global da educação: a tecnologia na educação: uma ferramenta a serviço de quem? Paris: Unesco, 2023. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000386147_por.
VERISSÍMO, Walisson. Pioneiros da inteligência artificial: primeira turma da UFG se forma com projetos inovadores e R$ 1,3 milhão em renda. O Popular, Goiânia, 14 fev. 2024. Cidades. Disponível em: https://opopular.com.br/cidades/primeira-turma-de-inteligencia-artificial-se-forma-na-ufg-1.3109338.
VICARI, Rosa Maria et al. Inteligência artificial na educação básica. São Paulo: Novatec Editora, 2023. E-book.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Dostoiewski Champangnatte, Cádimo Carvalho do Nascimento

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.