A ATUAÇÃO DA ODONTOLOGIA NO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA (PSE): ESTRATÉGIAS DE PROMOÇÃO DA SAÚDE BUCAL E PREVENÇÃO DE AGRAVOS EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Autores/as

  • Marcos Gustavo Oliveira da Silva
  • Maria Josilaine das Neves de Carvalho
  • Cinthia Natali Pontes dos Santos
  • Évelin Moraes da Silva Malinosky
  • Felipe Garcia Heiderich Segundo
  • Túlio Rodrigues Valença
  • Thalita Augusta Amorim Santos
  • Danielle da Silva Lira Torres
  • Daiane Coimbra Pacheco
  • Valdinei Maués Pantoja

DOI:

https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p1074-1086

Palabras clave:

Saúde Bucal; Promoção da Saúde; Programa Saúde na Escola; Odontologia; Criança; Adolescente.

Resumen

Instituído pelo Governo Federal em 2007, o Programa Saúde na Escola (PSE) visa promover a saúde e prevenir agravos em estudantes da educação básica por meio da articulação intersetorial dos setores da saúde e da educação. Nesse contexto, a atuação da odontologia é estratégica, principalmente na promoção da saúde bucal e na prevenção precoce de agravos como cárie dentária e doenças periodontais, que impactam diretamente o desempenho escolar e a qualidade de vida de crianças e adolescentes. Esta revisão integrativa objetivou analisar as estratégias odontológicas adotadas no âmbito do PSE, com ênfase na prevenção, educação em saúde e inclusão de populações vulneráveis, especialmente Pessoas com Necessidades Especiais (PNE). A busca foi realizada nas bases SciELO, LILACS, BVS e PubMed, contemplando publicações entre 2008 e 2025. Os resultados indicam que ações como escovação supervisionada, aplicação tópica de flúor, atividades educativas e triagens periódicas demonstram eficácia na redução dos agravos bucais, além de fortalecerem o vínculo entre profissionais, estudantes, famílias e escolas. Contudo, desafios persistem quanto à consolidação da intersetorialidade, à capacitação profissional e à adaptação das ações para estudantes com deficiência. Conclui-se que a presença efetiva da odontologia no PSE contribui para a formação de hábitos saudáveis e para a promoção da equidade em saúde, sendo imprescindível ampliar sua abrangência e qualificação das práticas.

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Publicado

2025-08-04

Cómo citar

Silva, M. G. O. da, Carvalho, M. J. das N. de, Santos, C. N. P. dos, Malinosky, Évelin M. da S., Segundo, F. G. H., Valença, T. R., … Pantoja, V. M. (2025). A ATUAÇÃO DA ODONTOLOGIA NO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA (PSE): ESTRATÉGIAS DE PROMOÇÃO DA SAÚDE BUCAL E PREVENÇÃO DE AGRAVOS EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES. INTERFERENCE: A JOURNAL OF AUDIO CULTURE, 11(2), 1074–1086. https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p1074-1086

Número

Sección

Revisão de Literatura