A evasão dos alunos dos cursos superiores do IF Baiano Campus Guanambi
uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p1055-1073Resumo
Este artigo apresenta uma pesquisa quantitativa sobre a evasão escolar nos cursos superiores do Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi, entre 2015 e 2021. A pesquisa adota uma abordagem revisional integrativa, utilizando dados de alunos que abandonaram seus cursos, com o objetivo de compreender os fatores que contribuem para a evasão, um problema recorrente em instituições públicas. A metodologia incluiu uma revisão bibliográfica e a aplicação de um questionário semiestruturado. Os resultados indicam que as dificuldades financeiras, a conciliação entre demandas profissionais e acadêmicas, e as reprovações em disciplinas complexas são os principais fatores que levam os alunos a desistirem de seus cursos. A pesquisa destaca a urgência de ações que promovam a persistência e a conclusão dos alunos, sugerindo a necessidade de intervenções que considerem as especificidades de cada curso e as condições dos estudantes. O estudo contribui para um entendimento mais profundo da evasão escolar no ensino superior, oferecendo subsídios para reflexões mais amplas sobre políticas institucionais voltadas à redução da evasão, à permanência estudantil e o fortalecimento de uma educação pública, gratuita e de qualidade no ensino superior.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Alex Ramom Ferreira Santana, Daniele de Brito Trindade, Jane Geralda Ferreira Santana, Bárbara Katharinne Alves Borges Lessa, Raimundo Francisco dos Santos Filho, Luís Edgar de Barros Santana

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.