Do real ao sobrenatural: o fantástico na obra Incidente em Antares de Érico Verissimo
DOI:
https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p583-599Resumo
Este artigo propõe refletir a influência da corrente literária Realismo Fantástico na obra Incidente em Antares, de Érico Verissimo. Para tanto, são consideradas, principalmente, as duas condições necessárias, segundo TODOROV (1975), para a existência do fantástico na narrativa: primeiramente, o texto deve conduzir o leitor a considerar o mundo das personagens como um ambiente de criaturas vivas e a hesitar entre uma explicação natural e uma explicação sobrenatural diante do fato ocorrido; em segundo, será necessário que a hesitação do leitor se identifique com uma personagem em particular, de modo que a percepção desse leitor esteja inscrita no texto com a mesma precisão com que o estão os movimentos da personagem. O fantástico, na narrativa de Verissimo, torna-se relevante devido ao contexto histórico, no que tange à sua origem, às suas características, e sua finalidade, haja vista que compõe uma alegoria de regimes totalitários. O fantástico, por sua vez, nasce nesta incerteza: escolher uma ou outra resposta face aos acontecimentos narrados em Antares. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva apresentar a origem do Realismo Fantástico e suas contribuições na obra Incidente em Antares; identificar a estrutura dessa corrente literária, de acordo com TODOROV (1975), a fim de comprovar a relevância do período histórico para o estabelecimento desse movimento, uma vez que se instaura decorrente de períodos ditatoriais, fundindo o real e o imaginário. A metodologia de pesquisa baseia-se, principalmente, em: TODOROV (1975); HOWE (1998) e PROPP (1984). Em epítome, o fantástico em Incidente Antares como parábola do autoritarismo e sua relevância atemporal.
Downloads
Referências
BORDINI, Maria da Glória. Criação literária em Érico Verissimo. São Paulo: Perspectiva, 1998.
HOWE, Irving. A política e o romance. São Paulo: Perspectiva, 1998.
KOFMAN, Andrei. Las fuentes del realismo mágico en la literatura latinoamericana. La Colmena: Revista de la Universidad Autónoma del Estado de México, 2015,
PROPP, Vladimir. Morfologia do conto maravilhoso. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1984.
TODOROV, Tzvetan. Introdução à literatura fantástica. São Paulo: Perspectiva, 1975.
VERISSIMO, Érico. Incidente em Antares. 41. ed. São Paulo: Globo, 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Cícero Santolin Braga, Loreci Alves Marins

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.