Do real ao sobrenatural: o fantástico na obra Incidente em Antares de Érico Verissimo
DOI:
https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p583-599Abstract
Este artigo propõe refletir a influência da corrente literária Realismo Fantástico na obra Incidente em Antares, de Érico Verissimo. Para tanto, são consideradas, principalmente, as duas condições necessárias, segundo TODOROV (1975), para a existência do fantástico na narrativa: primeiramente, o texto deve conduzir o leitor a considerar o mundo das personagens como um ambiente de criaturas vivas e a hesitar entre uma explicação natural e uma explicação sobrenatural diante do fato ocorrido; em segundo, será necessário que a hesitação do leitor se identifique com uma personagem em particular, de modo que a percepção desse leitor esteja inscrita no texto com a mesma precisão com que o estão os movimentos da personagem. O fantástico, na narrativa de Verissimo, torna-se relevante devido ao contexto histórico, no que tange à sua origem, às suas características, e sua finalidade, haja vista que compõe uma alegoria de regimes totalitários. O fantástico, por sua vez, nasce nesta incerteza: escolher uma ou outra resposta face aos acontecimentos narrados em Antares. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva apresentar a origem do Realismo Fantástico e suas contribuições na obra Incidente em Antares; identificar a estrutura dessa corrente literária, de acordo com TODOROV (1975), a fim de comprovar a relevância do período histórico para o estabelecimento desse movimento, uma vez que se instaura decorrente de períodos ditatoriais, fundindo o real e o imaginário. A metodologia de pesquisa baseia-se, principalmente, em: TODOROV (1975); HOWE (1998) e PROPP (1984). Em epítome, o fantástico em Incidente Antares como parábola do autoritarismo e sua relevância atemporal.
Downloads
References
BORDINI, Maria da Glória. Criação literária em Érico Verissimo. São Paulo: Perspectiva, 1998.
HOWE, Irving. A política e o romance. São Paulo: Perspectiva, 1998.
KOFMAN, Andrei. Las fuentes del realismo mágico en la literatura latinoamericana. La Colmena: Revista de la Universidad Autónoma del Estado de México, 2015,
PROPP, Vladimir. Morfologia do conto maravilhoso. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1984.
TODOROV, Tzvetan. Introdução à literatura fantástica. São Paulo: Perspectiva, 1975.
VERISSIMO, Érico. Incidente em Antares. 41. ed. São Paulo: Globo, 1994.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Cícero Santolin Braga, Loreci Alves Marins

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.