O COMPONENTE CURRICULAR HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO: CAMINHOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p643-658Resumo
Esse estudo tem como escopo refletir sobre o componente curricular História da Educação como fundamento para a formação de professores. O objeto analisado problematiza-se pela seguinte questão norteadora: como o componente curricular de história da educação contribui para a formação de professores na Pós-graduação stricto sensu? O objetivo é analisar a importância da compreensão do componente curricular de História e Memória da Educação, na formação de professores na Pós-graduação. Trata-se de uma investigação de abordagem qualitativa, sendo realizada uma pesquisa bibliográfica e documental, de natureza exploratória (Gil, 2002; Minayo, 2002). A técnica de coleta de dados foi realizada por análise bibliográfica e de documentos. Os resultados apontam que a História da Educação é um componente curricular que abre caminhos para formação do professor, que percorreu longos anos antes de tornar-se um campo de pesquisa, bem como, o seu reconhecimento como ciência social. Portanto, a temática está, diretamente vinculada à formação de professores no cenário da Pós-graduação stricto sensu, pois não se pode apagar as experiências e memórias do passado pelo dito “novo”, o qual se percebe pela liquidez da contemporaneidade e que afeta a pesquisa em educação.
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Copyright (c) 2025 Francisco Alisson De Sousa Martins, Antonia Dalva França-Carvalho, Larissa Mychelle Dourado Campos

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