Desenhando letras, contando histórias e criando formas: A potência da interdisciplinaridade no processo de ensino-aprendizagem na Educação Básica brasileira

Autores

  • Jeniffer Fernandes Teles
  • Kevin Cristian Paulino Freires
  • Micael Campos da Silva
  • Edinardo Aguiar do Nascimento
  • Maria da Conceição Vieira Damaceno Bitu
  • Denise Barbosa da Silva
  • Priscila Cordeiro da Costa Machado
  • Francisco Pereira de Andrade
  • Heloísa Peres Albano
  • Francisco Damião Bezerra

DOI:

https://doi.org/10.36557/2009-3578.2022v11n2p109-127

Palavras-chave:

artes, interdisciplinaridade, linguagem, matemática, narrativas educacionais, práticas pedagógicas.

Resumo

O presente estudo investiga a potência da interdisciplinaridade no processo de ensino-aprendizagem na Educação Básica brasileira, com ênfase na articulação entre linguagem, narrativas, artes visuais e matemática. Dessa forma, a interdisciplinaridade é compreendida como uma abordagem pedagógica que rompe com a fragmentação curricular tradicional, oportunizando a integração de saberes e contribuindo para a formação integral dos estudantes, conforme orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nesse contexto, destaca-se a relevância das múltiplas linguagens e das experiências sensíveis no cotidiano escolar, sobretudo nas fases iniciais da educação, em que há maior flexibilidade curricular. Diante disso, a pesquisa objetiva analisar como práticas pedagógicas interdisciplinares podem oportunizar uma aprendizagem mais significativa e contextualizada por meio de experiências criativas que envolvem o desenho, a contação de histórias e a construção de formas matemáticas. Para tanto, adotou-se uma abordagem qualitativa, com base em pesquisa bibliográfica e documental, fundamentada em produções acadêmicas, documentos oficiais que exploram a integração entre áreas do conhecimento. À vista disso, os resultados indicam que a interdisciplinaridade, ao articular diferentes campos do saber, favorece o desenvolvimento de competências cognitivas, comunicativas e socioemocionais, além de potencializar a criatividade e o protagonismo dos alunos. Com isso, conclui-se que essa abordagem contribui para uma prática pedagógica mais inclusiva, crítica e sensível à realidade escolar, apontando caminhos promissores para a superação das desigualdades educacionais e o fortalecimento do trabalho docente na contemporaneidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BARROS, D. A. da S.; PONTES, V. M. de A. Reflexões sobre a interdisciplinaridade na polivalência. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 14, n. 41, p. 56–67, 2023. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/1266. Acesso em: 29 jun. 2025.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Educação é a base. Brasília, DF: MEC/CONSED/UNDIME, 2018.

DESLAURIERS, J. P.; KÉRISIT, M. O delineamento de pesquisa qualitativa. In: DESLAURIERS, J. P.; KÉRISIT, M. A pesquisa qualitativa: enfoques metodológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2023. p. 127-150.

FERREIRA, D. C. L.; OLIVEIRA, R. de C. de S.. Arte na interface da educação infantil: as contribuições do desenho e da pintura para o ensino e aprendizagem. 2023. Monografia (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual do Maranhão, Centro de Estudos Superiores de Timon, Timon, 2023.

FREIRES, K. C. P. et al. Reformulando o currículo escolar: Integrando habilidades do século XXI para preparar os alunos para os desafios futuros. Revista fisio&terapia, v. 28, p. 48-63, 2024. Disponível em: https://revistaft.com.br/reformulando-o-curriculo-escolar-integrando-habilidades-do-seculo-xxi-para-preparar-os-alunos-para-os-desafios-futuros/. Acesso em: 29 jun. 2025.

FREIRES, K. C. P.; COSTA, C. B. S.; ARAÚJO JÚNIOR, E. A busca pela verdade: Uma revisão de literatura sobre as implicações histórico- sociais, conexões matemáticas e a concepção da teoria da árvore. 1. Ed. Iguatu: Quipá. V. 1. 60p, 2023.

GRAZZIOTIN, L. S.; KLAUS, V.; PEREIRA, A. P. M. Pesquisa documental histórica e pesquisa bibliográfica: focos de estudo e percursos metodológicos. Pro-Posições, Campinas, v. 33, e20200141, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0141. Acesso em: 29 jun. 2025.

LASAKOSWITSCK, R. Educação STEAM e a formação inicial de Professores: perspectivas e desafios para escolas brasileiras. Dialogia, [S. l.], n. 50, p. e27504, 2024. DOI: 10.5585/50.2024.27504. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/27504. Acesso em: 29 jun. 2025.

LOURDES, D. F. de. et al. A arte de contar histórias: desenvolvendo imaginação e linguagem na educação infantil. Cuadernos de Educación y Desarrollo, [S. l.], v. 16, n. 10, p. e5828, 2024. Disponível em: https://ojs.cuadernoseducacion.com/ojs/index.php/ced/article/view/5828. Acesso em: 29 jun. 2025.

SILVA, G. M. da.; FRANÇA DE CARVALHO, O. Saberes docentes – (re)construção do conhecimento profissional do egresso de pedagogia: Abordagem interdisciplinar?. Argumentos Pró-Educação, v. 6, 21 dez. 2021. Disponível em: http://ojs.univas.edu.br/index.php/argumentosproeducacao/article/view/889. Acesso em: 29 jun. 2025.

SILVA, V. M. da.; SANT’ANA, C. de C.; SANT’ANA, I. P. Matemática e Arte na Educação Básica: Um olhar interdisciplinar a partir de uma Revisão Sistemática de Literatura. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática, [S. l.], v. 9, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/45169. Acesso em: 29 jun. 2025.

SOUSA, A. S. de; OLIVEIRA, G. S. de; ALVES, L. H. A pesquisa bibliográfica: princípios e fundamentos. Cadernos da FUCAMP, v. 20, n. 43, 2021. Disponível em: https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/2336. Acesso em: 29 jun. 2025.

TORQUATO, J. V. et al. A Base Nacional Comum Curricular e os entrelugares discursivos. 2023. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2023.

Downloads

Publicado

2025-07-03

Como Citar

Teles , J. F., Freires , K. C. P., Silva , M. C. da, Nascimento , E. A. do, Bitu , M. da C. V. D., Silva, D. B. da, … Bezerra , F. D. (2025). Desenhando letras, contando histórias e criando formas: A potência da interdisciplinaridade no processo de ensino-aprendizagem na Educação Básica brasileira . INTERFERENCE: A JOURNAL OF AUDIO CULTURE, 11(2), 109–127. https://doi.org/10.36557/2009-3578.2022v11n2p109-127

Edição

Seção

Artigo Original