África em nós: celebrando a origem africana e sua influência na cultura brasileira
DOI:
https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n1p331-344Palavras-chave:
Consciência Negra; Cultura Afro-Brasileira; Valorização CulturalResumo
Este artigo busca apresentar resultados inéditos da execução de um projeto educativo e cultural, com forte caráter social, executado na Escola Estadual Estácio de Sá, no Distrito de Querência do Norte, Estado de Rondônia. Trata-se de um projeto multifacetado que combina objetivos educacionais, culturais e sociais, com foco na conscientização e valorização da herança africana no Brasil, atuando com educação para diversidade com foco na formação e informação de cidadãos maus conscientes e respeitosos em relação à diversidade étnico-racial, baseando-se na metodologia da interdisciplinaridade em busca de uma aprendizagem significativa através de recursos inovadores e dinâmicos , a valorização da cultura afro-brasileira é apresentada como forma de celebrar as contribuições africanas para a formação da cultura brasileira atuando na conscientização e no enfrentamento do combate ao racismo e ao preconceito, buscando fornecer subsídios para experiências inovadoras para desenvolvimento de atividades que proporcionam o debate sobre os preconceitos ainda presentes na sociedade.
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