ENTRE RELÓGIOS E RECREIOS: memórias e transformações do tempo na Escola Modelo Benedito Leite
DOI:
https://doi.org/10.36557/2009-3578.2022v11n2p24-46Resumo
Este artigo analisa as transformações do tempo escolar na Escola Modelo Benedito Leite, em São Luís-MA, entre 1900 e 1920, período marcado pela consolidação do modelo político republicano e pela modernização educacional no Brasil. Nesse sentido, tem-se como objetivo: analisar o tempo como um elemento em constante transformação na cultura escolar da Escola Modelo Benedito Leite, em São Luís-MA, no período de 1900 a 1920. Metodologicamente, adotou-se abordagem qualitativa fundamentada na História Cultural (Roger Chartier) e nos estudos sobre o tempo escolar de António Viñao Frago. Analisou-se regulamentos escolares, relatórios e mensagens da direção da escola para o governo do estado, com ênfase na organização do tempo escolar e suas implicações culturais, pedagógicas e sociais. O recorte temporal (1900-1920) abrange a fundação da escola e a primeira fase de institucionalização dos grupos escolares no Maranhão. Os resultados mostram que o tempo escolar foi racionalizado por meio de horários rigorosos, intervalos e calendários cívico-religiosos, conectando a escola aos ideais de progresso e ordem. Solenidades, como formaturas, reforçaram a educação como um instrumento de progresso e civilização. Entretanto, desafios como epidemias, abandono escolar e tensões entre a modernidade imposta e as realidades vividas evidenciaram os limites desse processo. Concluiu-se que a organização do tempo escolar na Escola Modelo Benedito Leite evidenciou as transformações culturais e sociais da modernidade, promovendo a disciplinarização e a ideia de cidadania. Apesar das dificuldades, a escola consolidou práticas que moldaram hábitos, valores e identidades, contribuindo para a formação de uma sociedade ajustada aos ideais republicanos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2025-07-01
Como Citar
Segadilha, D. M. F. (2025). ENTRE RELÓGIOS E RECREIOS: memórias e transformações do tempo na Escola Modelo Benedito Leite . INTERFERENCE: A JOURNAL OF AUDIO CULTURE, 11(2), 24–46. https://doi.org/10.36557/2009-3578.2022v11n2p24-46
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Copyright (c) 2025 Delcineide Maria Ferreira Segadilha

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.