ENTRE RELÓGIOS E RECREIOS: memórias e transformações do tempo na Escola Modelo Benedito Leite

Autores

  • Delcineide Maria Ferreira Segadilha Universidade Federal do Maranhão-UFMA

DOI:

https://doi.org/10.36557/2009-3578.2022v11n2p24-46

Resumo

Este artigo analisa as transformações do tempo escolar na Escola Modelo Benedito Leite, em São Luís-MA, entre 1900 e 1920, período marcado pela consolidação do modelo político republicano e pela modernização educacional no Brasil. Nesse sentido, tem-se como objetivo: analisar o tempo como um elemento em constante transformação na cultura escolar da Escola Modelo Benedito Leite, em São Luís-MA, no período de 1900 a 1920. Metodologicamente, adotou-se abordagem qualitativa fundamentada na História Cultural (Roger Chartier) e nos estudos sobre o tempo escolar de António Viñao Frago. Analisou-se regulamentos escolares, relatórios e mensagens da direção da escola para o governo do estado, com ênfase na organização do tempo escolar e suas implicações culturais, pedagógicas e sociais. O recorte temporal (1900-1920) abrange a fundação da escola e a primeira fase de institucionalização dos grupos escolares no Maranhão. Os resultados mostram que o tempo escolar foi racionalizado por meio de horários rigorosos, intervalos e calendários cívico-religiosos, conectando a escola aos ideais de progresso e ordem. Solenidades, como formaturas, reforçaram a educação como um instrumento de progresso e civilização. Entretanto, desafios como epidemias, abandono escolar e tensões entre a modernidade imposta e as realidades vividas evidenciaram os limites desse processo. Concluiu-se que a organização do tempo escolar na Escola Modelo Benedito Leite evidenciou as transformações culturais e sociais da modernidade, promovendo a disciplinarização e a ideia de cidadania. Apesar das dificuldades, a escola consolidou práticas que moldaram hábitos, valores e identidades, contribuindo para a formação de uma sociedade ajustada aos ideais republicanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-07-01

Como Citar

Segadilha, D. M. F. (2025). ENTRE RELÓGIOS E RECREIOS: memórias e transformações do tempo na Escola Modelo Benedito Leite . INTERFERENCE: A JOURNAL OF AUDIO CULTURE, 11(2), 24–46. https://doi.org/10.36557/2009-3578.2022v11n2p24-46

Edição

Seção

Artigo Original