Consumo energético para desidratação de filés de tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus) em liofilizador vertical
DOI:
https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p4131-4151Resumo
O objetivo do estudo foi avaliar o consumo energético para desidratação de filés de tilápia do Nilo em um liofilizador vertical. O liofilizador vertical, ainda no estágio de protótipo, foi submetido a ensaios controlados dentro de câmara de ensaios durante o período de 432 horas. Para realização da avaliação do consumo energético, diferentes amostras de filés de tilápia de massas iniciais de 1,5 kg, 2,5 kg, 3,5 kg e 4,5 kg, totalizando 48kg, foram submetidas à desidratação. O processo consistiu, primeiramente, em submetê-las a um túnel de congelamento Blast Chiller 230L. Congeladas a -30ºC as amostras, foram submetidas ao processo de liofilização com durações de 18, 24, 30 e 36 horas e medidas as massas finais (em porcentagem em relação às massas iniciais) e o consumo médio em W/h. Avaliou-se o consumo energético e o tempo necessário para atingir o nível considerado como ideal para desidratação dos filés de tilápia (30% de matéria seca). Comparou-se o consumo energético de um container e o consumo energético para massa equivalente no processo de liofilização. Na avaliação dos resultados do processo de liofilização, detectou-se a possibilidade de melhoras no equipamento. Melhoras estas que podem ser implantadas numa nova versão do liofilizador vertical e no processo de liofilização.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Leonardo Balcewicz Junior, Pauliana Leão de Souza, Daniel da Silva Ladislau, Janaina Fernanda Rossetto, Altevir Signor

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.