A MUDANÇA DO MODELO DE SEGURANÇA PÚBLICA NO BRASIL: DA POLÍCIA TRADICIONAL PARA A POLÍCIA COMUNITÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p2141-2163Resumo
O presente trabalho analisa a tentativa de mudança em curso no nosso país, desde a década de 90, do modelo tradicional de segurança pública para o de Polícia Comunitária a partir do advento e disseminação da filosofia de Polícia Comunitária no Brasil. Na primeira parte do trabalho é feita a apresentação do que é Polícia Comunitária em contraposição ao modelo de Polícia Tradicional. Na segunda parte, dá-se o enfoque na nova ordem política e jurídica do Brasil, principalmente com a vigência da Constituição Federal “Cidadã” de 1988, mostrando a inserção da filosofia de Polícia Comunitária e seu contexto histórico com base nos Planos de Segurança Pública tentados e implementados no país mostrando exemplos de Polícia Comunitária no Brasil. Já na terceira parte, buscamos trazer os fatores e causas que dificultaram e dificultam, ou até impedem, a implementação do modelo de Polícia Comunitária no Brasil. A exigência da nova ordem política e jurídica no nosso país, principalmente com a promulgação da Constituição Federal de 1988, exige uma Polícia renovada, cidadã e parceira da população, haja vista que a segurança pública apesar de ser um dever do estado, também é direito e de responsabilidade de todos. No contexto da abordagem das capacidades, proposta por Amartya Sen (2010), a participação civil nas políticas públicas, meio de desenvolvimento das capacidades humanas, fortalece a agência das pessoas, ao envolvê-las em decisões sobre prioridades de policiamento, estratégias de prevenção à violência e resolução de conflitos locais. Nesse sentido, a pesquisa buscou analisar como o modelo de Polícia Comunitária veio sendo implementado no nosso país desde o processo de redemocratização e se tal modelo obteve os efeitos desejados na tentativa de sua implementação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Galeno Edmilson de Souza Jales, Alcirene Maria da Silva Cursino, Thatiana David Borges, Shellzylanda Belém Pontes, Renato Gomes de Sá Leitão

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.