PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO PARA A INCLUSÃO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Autores

  • Reviu Barros Instituição afiliada: Theology & Sciences Institute (ITS) – Flórida – USA. e Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

DOI:

https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p1119-1133

Palavras-chave:

Gestão Escolar. Inclusão Escolar. Produção de Conhecimento.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo investigar os desafios experimentados pelo gestor de escolas públicas brasileiras contemporâneas quanto à questão da inclusão escolar. A metodologia utilizada na pesquisa permite classificá-la como exploratória, com uso de levantamento bibliográfico para coleta dos dados. A abordagem do problema é qualitativa, e a análise dos dados é crítica de conteúdo. Os principais resultados obtidos demonstraram que, ainda que se tenha disposição legal acerca da inclusão escolar, incluindo-se os mais diversos grupos de deficiência no texto legal, na prática, o que se percebe é que a questão da inclusão escolar, especialmente no espaço das escolas públicas, ainda esbarra em aspectos que dificultam a sua efetivação. É o caso, por exemplo, da inexistência de docentes capacitados para lidar com alunos com deficiência, além da existência de barreiras arquitetônicas. Como se não bastasse, em determinadas disciplinas, como Educação Física e Matemática, por exemplo, os docentes não sabem como lidar com alunos com deficiência, e a escola não tem a liberação pelo Poder Público, por questões de orçamento, de verba necessária para a contratação de pessoal de apoio especializado.

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Publicado

2025-08-06

Como Citar

Barros, R. (2025). PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO PARA A INCLUSÃO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS. INTERFERENCE: A JOURNAL OF AUDIO CULTURE, 11(2), 1119–1133. https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p1119-1133

Edição

Seção

Artigo Original