A CULTURA CORPORAL COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO

Um estudo sobre Educação Física Adaptada

Autores/as

  • Suelen Leite Ferreira Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Lucio Carlos Dias Oliveira
  • Maria de Fátima Sousa Silva

DOI:

https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p290-314

Palabras clave:

Educação Física Adaptada; Inclusão Escolar; Cultura Corporal; Práticas Pedagógicas; Deficiência.

Resumen

Este Trabajo Final tiene como objetivo analizar cómo la cultura corporal puede actuar como una herramienta pedagógica eficaz para promover la inclusión de las personas con discapacidad en las clases de Educación Física Adaptada. A través de una revisión bibliográfica integradora, se seleccionaron y analizaron 16 artículos publicados entre 2020 y 2025 en bases de datos científicas reconocidas como SciELO, Google Scholar y Revistas CAPES. La investigación reveló que las prácticas corporales como danza, deportes, juegos, lucha y gimnasia, cuando adaptadas de forma sensible a las necesidades de los alumnos con discapacidad, contribuyen al desarrollo motor, cognitivo, emocional y social, promoviendo sentimientos de pertenencia y respeto a la diversidad. Además, se identificó que el entorno escolar puede convertirse en un espacio de transformación social, siempre y cuando cuente con profesionales capacitados y estructuras accesibles. Sin embargo, el estudio también reveló diversos obstáculos para la inclusión, como la falta de formación específica de los profesores, la falta de recursos didácticos adaptados, infraestructuras inadecuadas y la persistencia de actitudes discriminatorias. La conclusión es que la valoración de la cultura corporal, combinada con prácticas pedagógicas inclusivas, tiene el potencial de superar estas barreras, contribuyendo significativamente a una educación física escolar más equitativa, participativa y transformadora, que reconozca las singularidades de los sujetos y promueva el derecho a una educación de calidad.

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Biografía del autor/a

Lucio Carlos Dias Oliveira

Doutorado em Educação, Universidade Lusófona (2023). Mestrado em Ciências da Educação - Universidad de Matanzas (2010). Pôs graduação lato sensu em Treinamento Esportivo - Universidade Federal de Minas Gerais (2009). Possui graduação em Educação Fisica pela Universidade Gama Filho (2002). Atualmente é Líder do Grupo de Estudos Corporalitá (GECORP), atuando na linha de pesquisa "Corporeidade: Promoção de Saúde, Currículo e Formação Social". Tem experiência na área de Métodos e Processos de Ensino e Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação Social, Educação Especial, Educação Física Escolar, Saúde Coletiva, Treinamento Esportivo, Cultura Popular e Folclore.

Maria de Fátima Sousa Silva

Doutora em Educação UNESP/Campus Rio Claro SP. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão UEMA Letras/Português; Mestra em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Piauí UFPI Especialização ( lato sensu) em LIBRAS- TILS- Tradução e Interpretação da Língua Brasileira de Sinais; Educação Especial/Inclusiva - UEMANET; Psicopedagogia Institucional INTA e Gestão Ambiental FIJ. Atualmente é Docente na Universidade Federal do Maranhão - UFMA/Campus Pinheiro no Departamento de Ciências Naturais por meio de processo seletivo (professor substituto em 2017 e 2021). Participante do Projeto de Extensão Corporeidade e Formação de Professores/UFMA/Campus Pinheiro. Outras experiências docente no Ensino Superior: Universidade Estadual do Maranhão/Centro de Caxias/Codó/Pinheiro; na Faculdade do Baixo Parnaíba - FAP em Chapadinha/MA; no Programa Ensinar/UEMA; no Programa Integeracional - UEMA/ UNABI. Experiência de ensino em Pós Graduação (lato sensu) com Orientação de TCC do Curso de Especialização em Gestão Pública pelo Programa Nacional de Formação em Administração Pública PNAP/NEAD/UFMA e no Programa de Pós Graduação - Especialização em Educação do Campo (lato sensu) com Orientação de TCC na UEMANET. Outras experiências na docência no Ensino Profissional no SENAC e no ensino público regular (Médio e Fundamental) da rede Estadual e Municipal do Maranhão. Consultoria e mentoria Pedagógica na Rede Municipal de Ensino de São João do Sóter - MA; Presidente Médici/MA, Maranhãozinho/MA e Pinheiro/MA. Pesquisadora/FAPEMA com Projeto "II SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESCD/UEMA e com o Projeto "A CIÊNCIA ALIMENTANDO A GERONTOVIDA COM QUALIDADE" contemplado pelo EDITAL FAPEMA N 17/2016 SNCT SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Participou do projeto de Extensão Peça Teatral: Trocar dia!!! Na Quebra do babaçu - Bolsa Cultura 2017/2018 da UEMA. É participante do grupo de Pesquisa" INTERDISCIPLINARES: Educação, Saúde e Sociedade" da Universidade Estadual do Maranhão; Grupo de Estudos e Pesquisas, Políticas Públicas e Gestão Educacional- GEPRGE; Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Participação Democrática e Direitos Humanos-GEPEPDH/UNESP e do Grupo de Estudos e Pesquisas em "Políticas e Gestão da Educação Superior" - GEPES/UNESP. https://orcid.org/0000-0001-6513-6361 Interesse: Pesquisa e Extensão, Movimentos Sociais, Educação Ambiental; Políticas públicas educacionais, Educação infantil, Ensino, Gerontologia.

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Publicado

2025-07-09

Cómo citar

Leite Ferreira, S., Carlos Dias Oliveira, L., & de Fátima Sousa Silva, M. (2025). A CULTURA CORPORAL COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO: Um estudo sobre Educação Física Adaptada. INTERFERENCE: A JOURNAL OF AUDIO CULTURE, 11(2), 290–314. https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p290-314

Número

Sección

Revisão de Literatura