Webquest como Estratégia Didática para a Problemática dos Conceitos Químicos e a Promoção da Aprendizagem Significativa

Autores/as

  • Tiarles Rosa dos Santos Universidade Franciscana (UFN)
  • Débora Fioravante da Silveira Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Josiéli Demetrio Siqueira Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Letícia Callegaro Brudi Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p235-253

Palabras clave:

Webquest, Química, Aprendizagem significativa, Tecnologias educacionais

Resumen

Este estudo investiga as potencialidades da metodologia Webquest no ensino de Química como estratégia para promover a aprendizagem significativa. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do 3º ano do Ensino Médio Integrado, utilizando-se da abordagem da pesquisa-ação. As Webquests foram elaboradas com base em situações cotidianas e aplicadas ao longo de dois bimestres, com a tarefa final de elaboração de um Jornal Químico. A metodologia adotada estimulou o protagonismo discente, a cooperação em grupo e a articulação entre teoria e prática, favorecendo a construção do conhecimento por meio da reflexão crítica e do uso orientado da internet. Os resultados demonstraram maior engajamento dos alunos, melhora na compreensão dos conceitos químicos e maior interesse pela disciplina. A proposta mostrou-se eficaz ao transformar a prática pedagógica tradicional e integrar tecnologias digitais ao contexto educacional, conforme defendem autores como Dodge (1995), Ausubel (1982) e Tripp (2005).

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Publicado

2025-07-09

Cómo citar

Santos, T. R. dos, Silveira, D. F. da, Siqueira, J. D., & Brudi, L. C. (2025). Webquest como Estratégia Didática para a Problemática dos Conceitos Químicos e a Promoção da Aprendizagem Significativa. INTERFERENCE: A JOURNAL OF AUDIO CULTURE, 11(2), 235–253. https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p235-253

Número

Sección

Artigo Original