A Experimentação no Ensino de Química: Estratégia para a Inserção da Educação Ambiental Crítica na Formação Docente
DOI:
https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p270-289Palabras clave:
Educação Ambiental, Ensino de Química, Formação de Professores, ExperimentaçãoResumen
Este artigo apresenta os resultados de um minicurso voltado à formação inicial de professores de Química, com foco na inserção da Educação Ambiental (EA) crítica, transformadora e emancipatória. A pesquisa, de natureza qualitativa e exploratória, foi aplicada a acadêmicos do curso de Química Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria – RS, combinando questionários e uma atividade experimental sobre a reciclagem do poliestireno expandido (Isopor®). Os resultados revelam que a maioria dos participantes ainda possui concepções alinhadas a uma EA convencional, com foco em atitudes individuais e sem a devida problematização dos fatores sociais, econômicos e políticos envolvidos na crise ambiental (Loureiro, 2004; Guimarães, 2004). No entanto, parte dos acadêmicos demonstrou aproximação com uma abordagem crítica da EA, compreendendo a importância de integrá-la ao ensino de Química de forma contextualizada. A atividade experimental foi bem recebida e destacou-se por sua capacidade de articular conhecimentos científicos com questões ambientais reais, promovendo reflexão e engajamento. O estudo aponta para a necessidade de reformulação curricular nos cursos de formação docente, a fim de integrar a EA como eixo interdisciplinar, fortalecendo a construção de práticas pedagógicas sustentáveis e socialmente.
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