A Experimentação no Ensino de Química: Estratégia para a Inserção da Educação Ambiental Crítica na Formação Docente

Authors

  • Tiarles Rosa dos Santos Universidade Franciscana - UFN
  • Laiane Ineu Saccol Universidade Federal de Santa Maria
  • Luciani Vieira de Vargas Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Mayara Regina Fornari Universidade Federal do Paraná (UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p270-289

Keywords:

Educação Ambiental, Ensino de Química, Formação de Professores, Experimentação

Abstract

Este artigo apresenta os resultados de um minicurso voltado à formação inicial de professores de Química, com foco na inserção da Educação Ambiental (EA) crítica, transformadora e emancipatória. A pesquisa, de natureza qualitativa e exploratória, foi aplicada a acadêmicos do curso de Química Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria – RS, combinando questionários e uma atividade experimental sobre a reciclagem do poliestireno expandido (Isopor®). Os resultados revelam que a maioria dos participantes ainda possui concepções alinhadas a uma EA convencional, com foco em atitudes individuais e sem a devida problematização dos fatores sociais, econômicos e políticos envolvidos na crise ambiental (Loureiro, 2004; Guimarães, 2004). No entanto, parte dos acadêmicos demonstrou aproximação com uma abordagem crítica da EA, compreendendo a importância de integrá-la ao ensino de Química de forma contextualizada. A atividade experimental foi bem recebida e destacou-se por sua capacidade de articular conhecimentos científicos com questões ambientais reais, promovendo reflexão e engajamento. O estudo aponta para a necessidade de reformulação curricular nos cursos de formação docente, a fim de integrar a EA como eixo interdisciplinar, fortalecendo a construção de práticas pedagógicas sustentáveis e socialmente.

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Published

2025-07-09

How to Cite

Santos, T. R. dos, Saccol, L. I., Vargas, L. V. de, & Fornari, M. R. (2025). A Experimentação no Ensino de Química: Estratégia para a Inserção da Educação Ambiental Crítica na Formação Docente. INTERFERENCE: A JOURNAL OF AUDIO CULTURE, 11(2), 270–289. https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p270-289

Issue

Section

Original Article