O Impacto da Pedagogia Lúdico-Afetiva no Desenvolvimento Infantil

Autores/as

  • José Carlos Guimarães Junior
  • Fabiano Da Silva Araujo
  • Marttem Costa de Santana
  • Hilke Carlayle de Medeiros Costa
  • Girlandio Pedro Dantas
  • Sávio Lima da Costa e Silva
  • Mario Junior Saviato

DOI:

https://doi.org/10.36557/2009-3578.2022v11n2p128-144

Palabras clave:

Pedagogia lúdica, Vínculo afetivo, Desenvolvimento infantil, Aprendizagem interativa.

Resumen

Este artigo investiga a relevância da pedagogia lúdico-afetiva no desenvolvimento infantil, destacando práticas que fortalecem vínculos emocionais e potencializam a aprendizagem entre professores e alunos. A proposta se insere num contexto educacional que busca ambientes mais inclusivos, acolhedores e significativos, onde o afeto e a ludicidade atuam como pilares transformadores do processo de ensino. O objetivo principal é analisar como atividades lúdicas, quando aliadas à afetividade, estimulam a criatividade, autonomia e o desenvolvimento socioemocional das crianças. Além disso, busca-se compreender como essas práticas influenciam positivamente a construção de relações interpessoais mais saudáveis e a formação de um ambiente escolar baseado na empatia e na cooperação. A metodologia adotada fundamenta-se em uma revisão bibliográfica que contempla contribuições de nove autores brasileiros contemporâneos. Esses estudos abordam os impactos da ludicidade e do afeto na aprendizagem, discutindo seus efeitos sobre o engajamento dos alunos e sua atuação na transformação da prática docente. A análise crítica se concentra na reflexão sobre os benefícios e limitações dessa abordagem, considerando os desafios enfrentados por educadores na sua implementação efetiva. Como conclusão, o artigo aponta que a pedagogia lúdico-afetiva representa uma estratégia eficaz para promover o desenvolvimento integral da criança e fortalecer o vínculo entre aluno e professor. Ao reconhecer o valor do afeto e do brincar como elementos centrais na educação, reforça-se a necessidade de práticas mais humanizadas, capazes de gerar impactos duradouros na formação de indivíduos sensíveis, autônomos e socialmente comprometidos. A adoção de tais práticas, além de inovar o fazer pedagógico, contribui para um projeto educacional mais justo, inclusivo e significativo.

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Publicado

2025-07-04

Cómo citar

Guimarães Junior, J. C., Araujo, F. D. S., Santana, M. C. de, Costa, H. C. de M., Dantas, G. P., Silva, S. L. da C. e, & Saviato, M. J. (2025). O Impacto da Pedagogia Lúdico-Afetiva no Desenvolvimento Infantil. INTERFERENCE: A JOURNAL OF AUDIO CULTURE, 11(2), 128–144. https://doi.org/10.36557/2009-3578.2022v11n2p128-144

Número

Sección

Artigo Original