Escola, comunidade e o fortalecimento democracia no Estado de Direito: uma reflexão sobre cidadania política no Brasil e um debate sobre a importância da Educação no processo de emancipação do eleitorado brasileiro.
DOI:
https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p4186-4205Palabras clave:
Democracia; Cidadania; Estado de Direito; Educação; Emancipação.Resumen
Entendendo que o processo educativo é um processo dinâmico - e que, por conta disto, deve ser canal de “fala” de diferentes “atores” e não reproduzir um modelo civilizatório apenas – a abordagem que trazemos neste breve artigo propõe uma reflexão sobre papel da Educação Formal na construção da cidadania e uma análise dos possíveis benefícios que uma maior abertura das instituições pedagógicas ao ensino das teorias sobre Estado e Processo Democrático podem conferir ao cidadão-eleitor, favorecendo sua emancipação política e fomentando um exercício consciente da cidadania- democrática. Nesta esteira, o contexto histórico social, a história da formação política do nosso país e, especialmente, a questão da Cidadania no Brasil são trazidos à baila, tomando por base, especialmente, as questões enfrentadas pelos cientistas sociais José Murilo de Carvalho (2011) e Jessé Souza (2018), numa abordagem que culminará numa reflexão sobre os fundamentos da Teoria democrática desenvolvida pelo filósofo e pedagogo norte-americano John Dewey e sobre a pertinência da adoção da sua proposta como estratégia de fortalecimento da democracia nacional.
Descargas
Citas
1. BUARQUE, Cristovam. O que é Educacionismo. Brasília: Ed. Brasiliense, 2008.
2. CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. 14. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.
3. CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Brasil. 2007. Ed. Da Câmara dos Deputados. Brasília – DF
4. Honneth, Axel (1998).“Democracia como cooperação reflexiva. John Dewey e a teoria democrática hoje”, (publicado originalmente em “Political Theory”, v. 26, dezembro 1998) Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.
5. KOERNER, Andrei. A Cidadania no art. 5º da Constituição Federal, Cortez editora, 2003
6. KUNRATH SILVA, Marcelo. “Sociedade Civil e construção democrática: do maniqueísmo essencialista à abordagem relacional. Sociologias, Porto Alegre, ano 08 n° 16 p.156-179.
7. LASSALLE, Ferdinand. A essência da Constituição. 5. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2000.
8. LEYDET, Dominique. Crise da representação: o modelo republicano em questão. In: CARDOSO, Sérgio (org.). Retorno ao Republicanismo. 1. ed. p. 67-92, Belo Horizonte: UFMG, 2004.
9. SOUZA, Jessé. Subcidadania brasileira. 1. ed. São Paulo: Leya, 2018.
10. PERISSINOTTO, Renato. As elites políticas: questões de teoria e método. 1. ed. p.. 22-123. Curitiba: Ibpex, 2009.
11. Revista ULYSSES. Ano III, Maio-Agosto 2010. Fundação Ulisses Guimarães, 2010
12. SOUZA, Cláudio André de. Para onde vai a política brasileira: breve ensaio sobre a crise de representação e o pós-impeachment.
13. SOUZA, Jessé. Subcidadania Brasileira: para entender o país além do jeitinho brasileiro. Editora Leya, 2018.
14. STRECK, Lênio Luiz. Hermenêutica Constitucional e(m) crise. 2ª Ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2004.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Janaina Muniz da Silva

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.