Saúde bucal e cárie dentária: influência do pH bucal e fatores de risco no contexto da amazônia
DOI:
https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p3745-3762Resumen
A Organização Mundial da Saúde reconhece a cárie dentária como uma das doenças crônicas mais comuns no mundo. Isso representa um desafio significativo de saúde pública, particularmente em áreas com alta vulnerabilidade social, como a Amazônia. Este estudo visa examinar os fatores que contribuem para a alta taxa de cáries na região, levando em conta elementos biológicos, ambientais e socioculturais. Para isso, foi realizada uma revisão narrativa da literatura, considerando publicações de 2000 a 2025, com ênfase nas condições particulares que afetam a saúde bucal na Amazônia. Os resultados indicam que a presença de biofilme dental, o consumo regular de açúcares fermentáveis e a redução do pH bucal para níveis abaixo de 5,5 estão associados à ocorrência de cáries. Esses fatores são agravados pela menor exposição ao flúor, por uma dieta rica em carboidratos simples e pelo consumo de frutas ácidas típicas da região. Ademais, aspectos geográficos e socioeconômicos, como a distância das comunidades, o acesso restrito aos serviços odontológicos e a falta de fluoretação adequada da água, agravam a situação. A redução da prevalência de cáries na Amazônia depende de políticas públicas que ampliem a cobertura odontológica, adotem medidas preventivas coletivas e implementem estratégias educativas adaptadas ao contexto cultural local.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Aryane

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.