A IMPORTÂNCIA DA OLIMPÍADA PARINITINENSE DE MATEMÁTICA (OPM) NAS ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE PARINTINS

Autores/as

  • Maildson Araújo Fonseca Licenciado em Matemática pala UFAM; Especialista em Ensino da Matemática pela UFAM; Especialista em Tecnologia Educacional pela UFAM; Mestre em ensino de Ciências na Amazônia pela UEA; Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela UFMT; Professor da Universidade do Estado do Amazonas
  • Paulo Sergio Ribeiro da Silva Licenciado em Matemática pala UEA; Especialista em Ensino da Matemática pela UFAM; Mestre em ensino de Ciências na Amazônia pela UEA; Doutor em Educação pela UERJ; Professor da Universidade do Estado do Amazonas
  • Pedro Silvio Coimbra Rodrigues Licenciado em Matemática pala UEA; Especialista em Ensino da Matemática pela UFAM; Professor da Universidade do Estado do Amazonas; Professor da Secretaria de Estado de Educação e Desporto do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p1717-1729

Palabras clave:

OPM. Educação Matemática. Ensino-aprendizagem.

Resumen

O presente artigo apresenta como principal objetivo a manifestação dos alunos das escolas publicas de Parintins no gosto pela Matemática e assim podemos revelar novos talentos na disciplina. A Olimpíada Parintinense de Matemática (OPM) tem um grande grupo de participantes e é desenvolvida com o engajamento de 5 (cinco) professores e acadêmicos de Licenciatura em Matemática do Centro de Estudos Superiores de Parintins da Universidade do Estado do Amazonas (CESP/UEA), apoiado pela Prefeitura Municipal de Parintins através da Secretaria Municipal de Educação conta com o empenho direto de gestores das escolas, coordenadores pedagógicos, professores de Matemáticas das redes estaduais, municipais, privadas e Instituto Federal e ainda alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, visando sempre contribuir na melhoria do ensino da Matemáticas partindo sempre da contextualização dos conteúdos, proporcionado um novo olhar e visando maior interatividade, desenvolvendo a habilidade lógica, criatividades e  curiosidades na busca da  resolução de problemas. Esta olimpiada também  foca na na melhoria dos índices de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ALLEVATO, Norma Suely Gomes; NOGUTI, Fabiane Cristina Höpner; JUSTULIN, Andresa Maria. (Org.). Resolução de problemas: teoria e prática. Jundiaí: Paco, 2021, p. 40-63. E-book.

CALLEJO, M. L. e VILA, A. Modificação de crenças: proposta de intervenção educativa. In: VILA, A. e CALLEJO Matemática para aprender a pensar: O papel das crenças na resolução de problemas. Tradução Ernani Rosa. ARTMED Editora S.A., S. P. 2006. p.127-182.

DANTE, Luiz Roberto. Criatividade e resolução de problemas na prática educativa matemática. Rio Claro: Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Tese de Livre Docência, 1988.

DANTE, L. R. Didática da Resolução de Problemas de Matemática. 9ª edição. São Paulo: Ática, 1997.

FACCI, M. G. D. A Periodização do Desenvolvimento Psicológico Individual na Perspectiva de LEONTIEV, ELKONIN e VYGOSTSKY. Cad. Cedes, Campinas, vol. 24, n. 62, p. 64-81, Abr. 2004.

FALZETA, Ricardo. Medições, cálculos e legumes. Revista Nova Escola, nº 144, agosto. Abril. São Paulo, 2001. p. 33

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança. SP: Cortez, 1996.

MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão. A Prática Pedagógica Histórico-Crítica na Educação nfantil e Ensino Fundamental. Campinas. São Paulo: Autores Associados, 2011.

MAZZEU, F. J. C. Uma proposta metodológica para a formação continuada de professores na perspectiva histórico-social. Cad. CEDES v.19 n.44 Campinas, Abr. 1998.

MOREIRA, Carlos, et al. (coords.) OLIMPÍADAS BRASILEIRAS DE MATEMÁTICA, 9ª a 16ª.: problemas e resoluções. Rio de Janeiro: Comissão Nacional de Olimpíadas de Matemática da SBM: IMPA/SBM, 2003, 172 páginas.

MOREIRA, Carlos Gustavo Tamm de Araújo. EUREKA!: Olimpíada Brasileira de MATEMÁTICA. Rio de Janeiro: IMPA/SBM, 1998 a 2003. Volumes 1 a 16.

OBMEP. Regulamento. s.d. Disponível em: <http://www.obmep.org.br/regulamento.htm >. Acesso em: 02 jul. 2025.

ONUCHIC L. R. Novas Reflexões sobre o ensino–aprendizagem de matemática através da resolução de Problemas. In: BICUDO, M. A e BORBA, M. (orgs) Educação Matemática – pesquisa em movimento, São Paulo, Editora Cortez, 2004.

Publicado

2025-08-26

Cómo citar

Fonseca , M. A., Silva, P. S. R. da, & Rodrigues, P. S. C. (2025). A IMPORTÂNCIA DA OLIMPÍADA PARINITINENSE DE MATEMÁTICA (OPM) NAS ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE PARINTINS. INTERFERENCE: A JOURNAL OF AUDIO CULTURE, 11(2), 1717–1729. https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p1717-1729

Número

Sección

Artigo Original