Desafios e Estratégias no Ensino de Artes Visuais para Alunos com Altas Habilidades/Superdotação Uma Revisão Bibliográfica de 2015 a 2024.

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p952-975

Palabras clave:

Educação inclusiva, Desenvolvimento integral, Ensino de arte

Resumen

Este estudo realiza uma revisão bibliográfica das publicações entre 2015 e 2024, enfocando o Atendimento Educacional Especializado (AEE) para estudantes com altas habilidades em artes visuais. O objetivo é identificar os desafios e estratégias pedagógicas no ensino de arte voltado para esses alunos, considerando a importância da criatividade como fator central no desenvolvimento integral. A pesquisa foi conduzida em plataformas de acesso aberto, como Scielo, Plataforma Capes e Google Scholar, utilizando-se as palavras-chave "altas habilidades superdotação arte", "altas habilidades superdotação artes visuais", "superdotação artes" e "altas habilidades arte educação". Dos oito estudos selecionados, sete são artigos e um é um trabalho de conclusão de curso. Os resultados indicam que a arte é essencial para a expressão criativa, a construção da identidade e a autoestima dos alunos com altas habilidades. Observou-se que práticas pedagógicas inclusivas e planejadas contribuem não só para o desenvolvimento técnico, mas também cognitivo, social e emocional desses estudantes. No entanto, desafios como a insuficiência na formação de professores e a carência de metodologias inclusivas foram identificados, o que pode limitar o potencial dos alunos nas áreas criativas. Conclui-se que práticas pedagógicas flexíveis, aliadas ao AEE e ao reconhecimento da arte no ensino, são fundamentais para o pleno desenvolvimento desses estudantes.

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Biografía del autor/a

Amanda Almeida Sacoman, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Educação Artística pela Universidade Estadual de Londrina (2010);Especialização em Arte-educação e Arteterapia (2014); Especialização em Educação Especial e Neuropsicopedagogia (2022). Atualmente atua como técnica pedagógica no Núcleo de Altas Habilidades/ Superdotação (NAAH/S PR). Mestranda no Programa De Pós-Graduação Em Ensino De Ciências Humanas, Sociais E Da Natureza da UTFPR.

Ana Paula Gutmann, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestre em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Especialista em Administração, supervisão e orientação escolar. Graduada em Ciências Biológicas, Licenciatura plena, pela Universidade Tuiuti do Paraná. Professora de ciências e biologia na rede estadual de ensino (SEED), concursada, na área de Ciências. Desde 2020 atua na educação especial com oficinas de iniciação científica para alunos com altas habilidades/superdotação, no Núcleo de Atendimento para Altas Habilidades/Superdotação do Paraná (NAAH/S - PR).

Zenaide de Fátima Dante Correia Rocha, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutora em Educação pela UNICAMP, Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela UEL. Licenciada em Ciências, Matemática e Pedagogia. Tem experiência na área de Educação/Ensino e pesquisa com ênfase na Formação de professores e processos de ensino e aprendizagem. Professora Associada da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Departamento de Ciências Humanas (DACHS). Atua na Licenciatura em Química (Psicologia da Educação e Didática Geral) e como docente permanente dos cursos de Pós-Graduação: 1. Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza; 2. Mestrado Profissional em Ensino de Matemática.

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Publicado

2025-07-29

Cómo citar

Almeida Sacoman, A., Gutmann, A. P., & Dante Correia Rocha, Z. de F. (2025). Desafios e Estratégias no Ensino de Artes Visuais para Alunos com Altas Habilidades/Superdotação Uma Revisão Bibliográfica de 2015 a 2024. INTERFERENCE: A JOURNAL OF AUDIO CULTURE, 11(2), 952–975. https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p952-975

Número

Sección

Revisão de Literatura