Desafios e Estratégias no Ensino de Artes Visuais para Alunos com Altas Habilidades/Superdotação Uma Revisão Bibliográfica de 2015 a 2024.
DOI:
https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p952-975Keywords:
Educação inclusiva, Desenvolvimento integral, Ensino de arteAbstract
Este estudo realiza uma revisão bibliográfica das publicações entre 2015 e 2024, enfocando o Atendimento Educacional Especializado (AEE) para estudantes com altas habilidades em artes visuais. O objetivo é identificar os desafios e estratégias pedagógicas no ensino de arte voltado para esses alunos, considerando a importância da criatividade como fator central no desenvolvimento integral. A pesquisa foi conduzida em plataformas de acesso aberto, como Scielo, Plataforma Capes e Google Scholar, utilizando-se as palavras-chave "altas habilidades superdotação arte", "altas habilidades superdotação artes visuais", "superdotação artes" e "altas habilidades arte educação". Dos oito estudos selecionados, sete são artigos e um é um trabalho de conclusão de curso. Os resultados indicam que a arte é essencial para a expressão criativa, a construção da identidade e a autoestima dos alunos com altas habilidades. Observou-se que práticas pedagógicas inclusivas e planejadas contribuem não só para o desenvolvimento técnico, mas também cognitivo, social e emocional desses estudantes. No entanto, desafios como a insuficiência na formação de professores e a carência de metodologias inclusivas foram identificados, o que pode limitar o potencial dos alunos nas áreas criativas. Conclui-se que práticas pedagógicas flexíveis, aliadas ao AEE e ao reconhecimento da arte no ensino, são fundamentais para o pleno desenvolvimento desses estudantes.
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