O COMPONENTE CURRICULAR HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO: CAMINHOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Francisco Alisson De Sousa Martins Universidade Federal do Piauí
  • Antonia Dalva França-Carvalho
  • Larissa Mychelle Dourado Campos

DOI:

https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p643-658

Resumo

Esse estudo tem como escopo refletir sobre o componente curricular História da Educação como fundamento para a formação de professores. O objeto analisado problematiza-se pela seguinte questão norteadora: como o componente curricular de história da educação contribui para a formação de professores na Pós-graduação stricto sensu? O objetivo é analisar a importância da compreensão do componente curricular de História e Memória da Educação, na formação de professores na Pós-graduação. Trata-se de uma investigação de abordagem qualitativa, sendo realizada uma pesquisa bibliográfica e documental, de natureza exploratória (Gil, 2002; Minayo, 2002). A técnica de coleta de dados foi realizada por análise bibliográfica e de documentos. Os resultados apontam que a História da Educação é um componente curricular que abre caminhos para formação do professor, que percorreu longos anos antes de tornar-se um campo de pesquisa, bem como, o seu reconhecimento como ciência social. Portanto, a temática  está, diretamente vinculada à formação de professores no cenário da Pós-graduação stricto sensu, pois não se pode apagar as experiências e memórias do passado pelo dito “novo”, o qual se percebe pela liquidez da contemporaneidade e que afeta a pesquisa em educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-07-18

Como Citar

De Sousa Martins, F. A., França-Carvalho, A. D., & Campos, L. M. D. (2025). O COMPONENTE CURRICULAR HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO: CAMINHOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES . INTERFERENCE: A JOURNAL OF AUDIO CULTURE, 11(2), 643–658. https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p643-658

Edição

Seção

Revisão de Literatura