Webquest como Estratégia Didática para a Problemática dos Conceitos Químicos e a Promoção da Aprendizagem Significativa
DOI:
https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p235-253Palavras-chave:
Webquest, Química, Aprendizagem significativa, Tecnologias educacionaisResumo
Este estudo investiga as potencialidades da metodologia Webquest no ensino de Química como estratégia para promover a aprendizagem significativa. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do 3º ano do Ensino Médio Integrado, utilizando-se da abordagem da pesquisa-ação. As Webquests foram elaboradas com base em situações cotidianas e aplicadas ao longo de dois bimestres, com a tarefa final de elaboração de um Jornal Químico. A metodologia adotada estimulou o protagonismo discente, a cooperação em grupo e a articulação entre teoria e prática, favorecendo a construção do conhecimento por meio da reflexão crítica e do uso orientado da internet. Os resultados demonstraram maior engajamento dos alunos, melhora na compreensão dos conceitos químicos e maior interesse pela disciplina. A proposta mostrou-se eficaz ao transformar a prática pedagógica tradicional e integrar tecnologias digitais ao contexto educacional, conforme defendem autores como Dodge (1995), Ausubel (1982) e Tripp (2005).
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