Desenhando letras, contando histórias e criando formas: A potência da interdisciplinaridade no processo de ensino-aprendizagem na Educação Básica brasileira
DOI:
https://doi.org/10.36557/2009-3578.2022v11n2p109-127Palavras-chave:
artes, interdisciplinaridade, linguagem, matemática, narrativas educacionais, práticas pedagógicas.Resumo
O presente estudo investiga a potência da interdisciplinaridade no processo de ensino-aprendizagem na Educação Básica brasileira, com ênfase na articulação entre linguagem, narrativas, artes visuais e matemática. Dessa forma, a interdisciplinaridade é compreendida como uma abordagem pedagógica que rompe com a fragmentação curricular tradicional, oportunizando a integração de saberes e contribuindo para a formação integral dos estudantes, conforme orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nesse contexto, destaca-se a relevância das múltiplas linguagens e das experiências sensíveis no cotidiano escolar, sobretudo nas fases iniciais da educação, em que há maior flexibilidade curricular. Diante disso, a pesquisa objetiva analisar como práticas pedagógicas interdisciplinares podem oportunizar uma aprendizagem mais significativa e contextualizada por meio de experiências criativas que envolvem o desenho, a contação de histórias e a construção de formas matemáticas. Para tanto, adotou-se uma abordagem qualitativa, com base em pesquisa bibliográfica e documental, fundamentada em produções acadêmicas, documentos oficiais que exploram a integração entre áreas do conhecimento. À vista disso, os resultados indicam que a interdisciplinaridade, ao articular diferentes campos do saber, favorece o desenvolvimento de competências cognitivas, comunicativas e socioemocionais, além de potencializar a criatividade e o protagonismo dos alunos. Com isso, conclui-se que essa abordagem contribui para uma prática pedagógica mais inclusiva, crítica e sensível à realidade escolar, apontando caminhos promissores para a superação das desigualdades educacionais e o fortalecimento do trabalho docente na contemporaneidade.
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