O Uso da Inteligência Artificial: Estratégias de Aprendizagem e Desafios Éticos e Práticos para Estudantes de Medicina
DOI:
https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p5486-5500Palavras-chave:
educação medica, relacionamentos interpessoais, Competências Socioemocionais, saude mental, formação profissional, Formación ProfesionalResumo
Este artigo examina as formas pelas quais estudantes de medicina têm incorporado a Inteligência Artificial (IA) em seu processo de formação, destacando simultaneamente os benefícios e os entraves de natureza ética, prática e pedagógica. Apoiado em uma revisão bibliográfica sistematizada de publicações entre 2021 e 2025, o estudo identificou como tendências relevantes o uso de plataformas de simulação clínica, assistentes virtuais e metodologias ativas potencializadas por algoritmos adaptativos. Os resultados indicam que, embora a IA já esteja integrada de modo crescente aos currículos médicos, persistem obstáculos significativos relacionados à capacitação técnica de estudantes e docentes, à desigualdade de acesso tecnológico, ao desenvolvimento de competências críticas diante da automação e às preocupações éticas com vieses algorítmicos e governança de dados. Conclui-se que a IA tem potencial transformador sobre a educação médica, mas sua eficácia depende de pedagogias inovadoras, do cultivo de habilidades técnicas específicas e da reflexão ética contínua. Assim, forma-se um profissional apto a atuar de forma inovadora, crítica e responsável em contextos cada vez mais tecnologizados.
Downloads
Referências
ABMES. Inteligência Artifical na Educação Superior | ABMES. 2024. Disponível em: <https://abmes.org.br/abmes-pesquisas/detalhe/54/inteligencia-artifical-na-educacao-superior>.
BLANCO, M. A. et al. Integrating artificial intelligence into medical education: a roadmap informed by a survey of faculty and students. Medical Education Online, v. 30, n. 1, p. 1–8, 2025. DOI: 10.1080/10872981.2025.2531177.
CAPELO, R. L. A UTILIZAÇÃO DA IA NA EDUCAÇÃO MÉDICA. LUMEN ET VIRTUS, v. 16, n. 51, p. e7839, 21 ago. 2025.
CARVALHO, R.; GRECO, M. E.; SOUZA, D. Use of ChatGPT as a study and teaching complementary tool in the medical course. Educação e Pesquisa, v. 51, p. 1–15, 2025.
HU, R. et al. Insights from teaching artificial intelligence to medical students in Canada. Communications Medicine, v. 2, n. 1, 3 jun. 2022.
LONGONI, C.; BONEZZI, A.; MOREWEDGE, C. K. Which AI doctor would you like to see? Issues of trust and explainability in primary care. NPJ Digital Medicine, v. 2, n. 33, p. 1–5, 2019. DOI: 10.1038/s41746-019-0105-0.
MAGALHÃES, C. Desafios da equidade no acesso à inteligência artificial na educação médica. Revista de Educação em Saúde, v. 10, n. 2, p. 45–59, 2025.
MASTERS, K. Artificial intelligence in medical education. Medical Teacher, v. 41, n. 9, p. 976–980, 2019. DOI: 10.1080/0142159X.2019.1595557.
MESQUITA, M. Inteligência artificial e ensino médico: dilemas e oportunidades. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 48, n. 4, p. 23–35, 2024.
NEVES, F. G. et al. Ética, empatia e julgamento clínico na era da inteligência artificial. Revista Bioética, v. 33, n. 1, p. 77–89, 2025.
OLIVEIRA, M. D. et al. Gamificação, inteligência artificial e realidade virtual: o futuro da sala de aula, já chegou! Aracê, v. 7, n. 4, p. 15954–15968, 2025.
OLIVEIRA, R.; OLIVEIRA, T. Vieses algorítmicos na educação médica: riscos e possibilidades. Revista Saúde e Tecnologia, v. 12, n. 2, p. 89–103, 2025.
PICALHO, Antonio Carlos; OLIVEIRA, Gisele Rosa de; CATIVELLI, Adriana Stefani. Inteligência artificial no levantamento bibliográfico em bases de dados científicos: comparando expressões de busca no ChatGPT, Copilot e Gemini. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação (RDBCI), Campinas, v. 23, e025013, 2025. DOI: https://doi.org/10.20396/rdbci.v23i00.8678378
RAMPTON, V.; MITTELMAN, M.; GOLDHAHN, J. Implications of artificial intelligence for medical education. The Lancet Digital Health, v. 2, n. 3, p. e111–e112, 2020.
ROCHA, C. C. O.; PEIXOTO, R. A. C. Aprendizagem espaçada e recordação ativa no ensino de medicina: revisão integrativa. Interagir: Revista Interdisciplinar de Educação, n. 123, p. 32–34, 2023. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/interagir/article/view/4904. Acesso em: 30 ago. 2025.
SAMPAIO, R. C. ChatGPT e outras IAs transformarão a pesquisa científica: reflexões sobre seus usos. Revista de Sociologia e Política, Curitiba, v. 32, e008, 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/1678-98732432e008.
SETH, P. et al. Data science as a core competency in undergraduate medical education in the age of AI in healthcare (Preprint). JMIR Medical Education, v. 9, p. e46344, 2023. DOI: 10.2196/46344.
SHAW, J. et al. Redefining medical competencies in the age of artificial intelligence. Journal of Medical Ethics, v. 49, n. 2, p. 147–155, 2023.
SILVA, N. D. et al. O impacto das simulações clínicas mediadas por IA na formação médica. Revista Brasileira de Ensino em Saúde, v. 7, n. 3, p. 210–225, 2023.
SOUZA, E. J. M. et al. Gamificação e inteligência artificial em favor da promoção da saúde: relato de experiência. Revista do CROMG, v. 22, n. Supl.3, 2024. DOI: 10.61217/rcromg.v22.305.
Sparrow, B., Liu, J., & Wegner, D. M. (2011). Google effects on memory: Cognitive consequences of having information at our fingertips. Science, 333(6043), 776–778.
SUN, L. et al. Artificial intelligence for healthcare and medical education: a systematic review. American Journal of Translational Research, v. 15, n. 7, p. 4820–4835, 2023.
WU, Y. et al. AI-Enhanced Virtual Reality in Medicine: a comprehensive survey. In: Proceedings of the 2024 International Joint Conference on Artificial Intelligence (IJCAI), p. 920–928, 2024. Disponível em: https://www.ijcai.org/proceedings/2024/0920.pdf. Acesso em: 30 ago. 2025.
ZENG, F.; LIANG, X.; CHEN, Z. New roles for clinicians in the age of artificial intelligence. BIO Integration, v. 1, n. 3, p. 113–117, 2020. DOI: 10.15212/bioi-2020-0014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Lívia Denise Castro Duarte , Silene Moreira de Souza, Eduardo Orestes da Silva Araujo , Manuhella Victori Cordeiro Costa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.