QUEIXAS E HÁBITOS VOCAIS DE CANTORES DE FORRÓ PÉ DE SERRA
DOI:
https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n1p136-148Resumo
O uso inadequado da voz, tanto na fala quanto no canto, pode comprometer a saúde vocal e afetar diretamente o desempenho profissional de indivíduos que utilizam a voz como principal instrumento de trabalho. Esse risco é ainda maior entre cantores populares que, muitas vezes, iniciam suas carreiras sem o preparo técnico necessário. Este estudo teve como objetivo verificar as principais queixas e hábitos vocais de cantores de forró pé de serra. Trata-se de um estudo observacional, transversal e descritivo. A amostra foi composta por 20 cantores de forró pé de serra, residentes no estado de Alagoas, selecionados aleatoriamente e por conveniência. Os cantores voluntários responderam um questionário contendo perguntas objetivas referentes às queixas e hábitos vocais. Os critérios de inclusão foram: ser cantor de forró pé de serra, ter idade entre 18 e 60 anos, ter no mínimo um ano de experiência na área e que cantasse atualmente. Os dados obtidos referentes às queixas vocais revelaram que 70% dos participantes sentem a voz cansada após o canto, 50% sentem rouquidão e apenas 10% fazem fonoterapia. Quanto aos hábitos, 90% dos indivíduos ingerem bebidas alcoólicas enquanto cantam, 10% são fumantes, nenhum faz ou fez aula de canto e apenas 15% praticam atividade física. Tais achados indicam a necessidade urgente de ações preventivas e educativas voltadas a essa população, como, também, uma maior propagação dos benefícios da preparação da voz cantada com fonoaudiólogo e professor de canto.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Gabriela Silveira Sóstenes, João Sóstenes Peter, Kallygena Ferreira da Silva Faustino

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.