COLEÇÕES ENTOMOLÓGICAS COMO RECURSO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA COMUNIDADE AREIA BRANCA, ULIANÓPOLIS/PA

Autores

  • FABIO PEIXOTO DUARTE UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - UFPA

DOI:

https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p3149-3166

Palavras-chave:

Ensino de Biologia, Entomologia, Educação do Campo, Recursos Didáticos, Aprendizagem Significativa

Resumo

Este relato de experiência descreve a implementação de coleções entomológicas como recurso didático no ensino de Biologia em uma escola rural da comunidade Areia Branca, município de Ulianópolis, Pará. O objetivo foi avaliar a eficácia das coleções entomológicas como ferramenta pedagógica para o ensino de entomologia na educação do campo, envolvendo estudantes do 1º, 2º e 3º anos do ensino médio. A metodologia baseou-se em uma sequência didática estruturada em quatro etapas: fundamentação teórica, coleta de espécimes, observação morfológica e sistematização do conhecimento. Foram coletados e identificados aproximadamente 30 espécimes entomológicos, representando sete ordens taxonômicas principais: Lepidoptera, Coleoptera, Hymenoptera, Hemiptera, Orthoptera, Diptera e Neuroptera. Os resultados demonstraram que as coleções entomológicas facilitaram a compreensão de conceitos abstratos, promoveram aprendizagem significativa e despertaram interesse dos estudantes pela biodiversidade local. A experiência evidenciou que recursos didáticos de baixo custo podem ser eficazes na superação das limitações estruturais comuns às escolas rurais, contribuindo para uma educação contextualizada e conectada com a realidade dos estudantes do campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALBUQUERQUE, Felícia Pereira de; MILLÉO, Julianne; LIMA, João Marcos Machuca de; BARBOLA, Ivana de Freitas. Entomologia no ensino médio técnico agrícola: Uma proposta de trabalho. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 236–250, 2014. DOI: https://doi.org/10.14244/198271991030. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1030. Acesso em: 19 jun. 2025.

ARAÚJO, J. M.; ARAÚJO, J. I. M.; SILVA, A. L. A.; ROCHA, R. B.; SANTOS, G. R.; OLIVEIRA, R. F.; SILVA, G. F.; SILVA, K. M.; SILVA, L. B. O estudo de entomologia como ferramenta pedagógica no 7º ano (6ª série) do ensino fundamental e 2º ano do ensino médio. PUBVET, v. 11, n. 2, p. 191-198, 2017. Doi: https://doi.org/10.22256/PUBVET.V11N2.191-198. Disponível em: https://ojs.pubvet.com.br/index.php/revista/article/view/1377. Acesso em: 19 jun. 2025.

BASSOLI, F. Atividades práticas e o ensino-aprendizagem de ciência(s): mitos, tendências e distorções. Ciência & Educação, v. 20, n. 3, p. 579-593, 2014. https://doi.org/10.1590/1516-73132014000300005. Acesso em: 19 jun. 2025.

GOLDBACH, T.; PAPOULA, N. R. P.; SARDINHA, R. C.; DYSARZ, F. P.; CAPILÉ, B. Atividades práticas em livros didáticos atuais de biologia: investigações e reflexões. Revista Perspectivas da Ciência e Tecnologia, v. 1, n. 1, p. 63-78, 2009. Disponível em: https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/revistapct/article/view/10. Acesso em: 09 set. 2025.

HABOWSKI, F.; LEITE, F. A. Proposta de uma sequência didática para o ensino de Entomologia. Revista Educação Pública, 2021. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/10/proposta-de-uma-sequencia-didatica-para-o-ensino-de-entomologia. Acesso em: 08 jan. 2025.

LEÃO, J. L. B. M.; MACEDO, M. V. Aprender Biologia com insetos no campo: uma proposta de sequência didática com abordagem investigativa para o ensino médio. REnBio - Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, v. 14, n. 1, p. 505-529, 2021. Disponível em: https://renbio.org.br/index.php/sbenbio/article/view/393. Acesso em: 19 jun. 2025.

LIMA, A. G. M.; MACIEL-CABRAL, H. M.; SILVA, C. C. Entomologia: percepções dos alunos do ensino médio sobre os insetos através das sequências didáticas. Revista REAMEC, v. 8, n. 1, p. 152-162, 2020. Doi: https://doi.org/10.26571/reamec.v8i1.9721. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/9721. Acesso em: 10 ago. 2025.

MACHADO, A. L. J.; SILVA, D. M.; SANTOS, P. O.; SANTOS, L. P. S. Produção de caixa entomológica como ferramenta didática no processo de ensino-aprendizagem da entomologia para o ensino médio. Revista de Extensão Trilhas, v. 4, supl. 1, p. 50-60, 2024. Disponível em: https://periodicos.ifbaiano.edu.br/index.php/trilhas/article/view/816. Acesso em: 10 ago. 2025.

SANTOS, M. P. F.; FERRAZ, C. S. MATOS, C. H. C.; OLIVEIRA, C. R. F. Utilização de modelos didáticos no ensino de entomologia. Revista de Biologia e Ciências da Terra, v. 9, n. 1, p. 19-23, 2009. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/237035798_Utilizacao_de_Modelos_Didaticos_no_Ensino_de_Entomologia. Acesso em: 18 ago. 2025.

OLIVEIRA, E. E.; ROCHA, W. A. A importância da entomologia como ferramenta de aprendizagem no ensino básico. Biosphere Comunicações Científicas, v. 2, n. 4, p. 24-30, 2023. Disponível em: https://www.periodicos.ufpi.br/index.php/bcc/article/view/5294. Acesso em: 10 ago. 2025.

SANTOS, M. F. Conhecimentos entomológicos de estudantes no ensino médio de uma escola pública de Cáceres, Mato Grosso, Brasil. Journal of Education, Science and Health, v. 2, n. 2, p. 1-10, 2022. Disponível em: https://bio10publicacao.com.br/jesh/article/view/123. Doi: 10.52832/jesh.v2i2.123. Acesso em: 18 ago. 2025.

SENICIATO, T.; CAVASSAN, O. Aulas de campo em ambientes naturais e aprendizagem em ciências – um estudo com alunos do ensino fundamental. Ciência & Educação, v. 10, n. 1, p. 133-147, 2004. Disponivel em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/d5zfyGJTDgv9nrw6hkWrbZK/?lang=pt. https://doi.org/10.1590/S1516-73132004000100010. Acesso em: 08 jan. 2025.

SILVA, J. L. S.; OLIVEIRA, R. J. F.; SOUSA, C. H. S. Insetos como instrumento de aprendizagem no ensino de ciências. Ensino & Pesquisa, v. 22, n. 2, p. 758-766, 2024. Disponivel em: https://periodicos.unespar.edu.br/ensinoepesquisa/article/view/8811. DOI: https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.2.8811. Acesso em: 08 jan. 2025.

SILVA, W. S.; CAPRI, M. R. Prática pedagógica no ensino remoto: sequência didática no processo de ensino-aprendizagem. Revista Educação Pública, 2023. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/23/18/pratica-pedagogica-no-ensino-remoto-sequencia-didatica-no-processo-de-ensino-aprendizagem. Acesso em: 08 set. 2025.

UGALDE, M. C. P.; ROWEDER, C. Sequência didática: uma proposta metodológica de ensino-aprendizagem. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, v. 6, Edição Especial, e099220, 2020. https://doi.org/10.31417/educitec.v6ied.especial.992. Acesso em: 18 ago. 2025.

Downloads

Publicado

2025-09-18

Como Citar

DUARTE, F. P. (2025). COLEÇÕES ENTOMOLÓGICAS COMO RECURSO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA COMUNIDADE AREIA BRANCA, ULIANÓPOLIS/PA. INTERFERENCE: A JOURNAL OF AUDIO CULTURE, 11(2), 3149–3166. https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p3149-3166

Edição

Seção

Relato de Experiência