A ATUAÇÃO DE PROFESSORES/AS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A CRIANÇA

Autores

  • Welton Rodrigues de Souza Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

DOI:

https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n1p121-135

Palavras-chave:

Educação. Família. Violência doméstica. Infância e Adolescência.

Resumo

Esta pesquisa de Mestrado em Educação (UEMS, Paranaíba), na linha “Currículo, Formação Docente e Diversidade”, investigou a atuação de professores na atenção a indícios de violência e proteção infantil. A violência doméstica, que abrange diversas formas de dano no contexto familiar, é um tema crucial para profissionais, especialmente professores, que têm um papel relevante na denúncia aos órgãos competentes. A metodologia qualitativa descritiva foi aplicada em duas escolas de Três Lagoas-MS. Foram levantados e analisados dados sobre crianças vítimas de violência, e questionários semiestruturados foram aplicados a professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) para verificar a detecção e a atuação em casos de violência. Os resultados mostram que os professores possuem conhecimento sobre violência doméstica contra crianças e como devem proceder. Contudo, as escolas pesquisadas raramente comunicam essas situações ao Conselho Tutelar, sendo a maioria das denúncias sobre não assiduidade e, com pouca frequência, sobre violência física. Mesmo assim, as escolas se apresentam como um espaço de segurança para crianças e adolescentes vitimizados, apesar da limitada participação direta do Conselho Tutelar. Conclui-se que os achados podem colaborar significativamente na formação continuada de docentes, dando visibilidade à temática e oferecendo sugestões para lidar com a violência doméstica no cotidiano escolar.

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Biografia do Autor

Welton Rodrigues de Souza, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Doutorando em educação pela Universidade do Oeste Paulista.

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Publicado

2025-06-14

Como Citar

Souza, W. R. de. (2025). A ATUAÇÃO DE PROFESSORES/AS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A CRIANÇA. INTERFERENCE: A JOURNAL OF AUDIO CULTURE, 11(1), 121–135. https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n1p121-135

Edição

Seção

Artigo Original