ANALISE GEOESPACIAL DA COBERTURA DO SOLO NO ASSENTAMENTO PAULO FONTELES E SUA RELAÇÃO COM O CÓDIGO FLORESTAL BRASILEIRO.
DOI:
https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p1087-1104Resumo
Este trabalho apresenta uma proposta de análise Geospacial no assentamento rural federal Paulo Fonteles e sua relação com Novo Código Florestal Brasileiro (NCF) (lei nº 12/05/2012) e o uso do solo – partindo da elaboração de relatório técnico relacionado a legislação ambiental no mapeamento das áreas especiais na propriedade e - e de que modo as atividades desenvolvidas interfere na vegetação natural, com base nos dados contidos no Sistema de Cadastro Rural do Pará (SICAR). O presente trabalho identificou as Áreas de Preservação Permanente(APP), assim como as Áreas de Reserva Legal (ARL), além das áreas de produção agrícolas tradicionais com ou sem uso de agrotóxicos. Conclui que essas áreas sensíveis não sofrem ação de degradação elevada, e sim estão em uso sustentável e com rotação de culturas culminando com áreas de pousio da vegetação e, em constante transformação em Sistema de Agroflorestais (SAFs) alcançado área total de 847,55 há do assentamento cumprindo as diretrizes do NCF
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ronalth Ferreira Lopes, Marcelo Vasconcelos Vasconcelos, Paulo Celso Santiago Bittencourt, Artur Vinicíus Ferreira dos Santos, Paulo Alves de Melo, Kelem Cristina Preste de Melo, Rômulo Luiz Oliveira da Silva, Estevão José da Silva Barbosa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.