EFICÁCIENCIA NA UTILIZAÇÃO DO CERTOLIZUMAB PEGOL EM PACIENTE COM PSORÍASE: REVISÃO DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.36557/2009-3578.2023v9n1p05-13Palabras clave:
1. Psoríase, 2. Certolizumab Pegol, 3. EficáciaResumen
A Psoríase é uma doença dermatológica muito recorrente, podendo ser tratada por inibidores do fator de necrose tumoral alfa (TNFi). Dentre esses fármacos, destacamos o Certolizumab Pegol para o tratamento de pacientes portadores de psoríase. Considerando a importância deste o tratamento, o presente estudo objetivou avaliar a eficácia do Certolizumab Pegol, inibidor de fator de necrose tumoral alfa (TNFi), em pacientes que apresentam psoríase. O método utilizado foi de revisão integrativa em estudos disponíveis na plataforma Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Pubmed e SciELO, durante um período de 5 anos, entre 2018 e 2023, em inglês e português, e foi utilizado a plataforma Rayyan. Usou como descritores as palavras"Psoríase" OR "Psoríase Pustular de Palmas e Plantas dos Pés” OR “Pustulose de Palmas e Plantas dos Pés” OR “Pustulose Palmoplantar” AND “Certolizumab pegol” OR “Cetolizumabe Pegol” OR “Cimzia”. No estudo utilizou a estratégia PICO para o desenvolvimento da pergunta norteadora que delimitou o desenvolvimento da pesquisa: “Qual a eficácia do uso do certolizumab pegol em pacientes com psoríase?”. Após a aplicação dos critérios de inclusão não foi selecionado nenhum estudo da plataforma BVS, dos 20 encontrados, no PUBMED dos 581 resultados encontrados, apenas 02 foram selecionados e na plataforma SCIELO foram encontrados 02 resultados, sendo nenhum selecionado para análise. Mediante a avaliação de cada artigo selecionado, a conclusão é de que o Certolizumab Pegol apresenta uma efetividade positiva para pacientes com psoríase, devido a melhorias na produtividade do trabalho, entretanto há outros medicamentos que apresentam uma segurança e efetividade maior para pacientes com artrite psoriática.
Citas
IRAGORRI, Nicolas et al. O efeito de medicamentos sintéticos biológicos e direcionados nos resultados relacionados ao trabalho e à produtividade para pacientes com artrite psoriática: uma revisão sistemática. The Journal of Rheumatology, 2018.
LU, Chenyang et al. Eficácia comparativa e segurança de DMARDs direcionados para artrite psoriática ativa durante a terapia de indução: uma revisão sistemática e meta-análise de rede. 3. ed. Elsevier, dezembro de 2019. 381-388 p. v. 49.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.