A UTILIZAÇÃO DO JIU-JÍTSU COMO FERRAMENTA DE MELHORIA DOS ASPECTOS ATITUDINAS DOS ESTUDANTES DO 6° E 7° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

  • Eduardo Carvalho Alves
  • Elito Guilherme de Sousa Rabelo
  • Ione Gonçalves de Oliveira
  • Jefeson Gonçalves de Oliveira
  • Jhulyson Soares Saraiva
  • Marcio Silva da Conceição
  • Taisa dos Santos Veloso
  • Tamara Cristina da Silva Ferrreira
  • Tamirez Santana Muniz

DOI:

https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p2958-2975

Palabras clave:

Jiu-Jitsu; Disciplina; Escola; Ensino Fundamental.

Resumen

Este trabalho explora e discorre sobre a evolução e os benefícios da arte marcial Brazilian Jiu-Jítsu (BJJ) com o objetivo de motivar outros profissionais da educação a utilizarem esta arte marcial como ferramenta para a melhoria do comportamento dos seus estudantes entro do âmbito escolar. Inicialmente o artigo irá contextualizar a prática do Jiu-Jítsu desde suas raízes até a prática contemporânea. Também será apresentado o público-alvo deste trabalho, tendo como enfoque crianças e adolescente em fase de transição de ensino dentro da escola, a mudança da primeira etapa do ensino fundamental para a segunda, onde veremos como essa fase traz consigo um grande desafio pessoal de transformação moral para os estudantes O artigo argumentará partindo de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, com base em autores abordando a temática jiu-jitsu como arte marcial e a temática da educação escolar sobre a implementação desta prática como meio para promover um ambiente diversificado e atraente, onde a arte marcial pode contribuir para o desenvolvimento moral e ético do estudante.

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Publicado

2025-09-16

Cómo citar

Alves, E. C., Rabelo, E. G. de S., Oliveira, I. G. de, Oliveira, J. G. de, Saraiva, J. S., Conceição, M. S. da, … Muniz, T. S. (2025). A UTILIZAÇÃO DO JIU-JÍTSU COMO FERRAMENTA DE MELHORIA DOS ASPECTOS ATITUDINAS DOS ESTUDANTES DO 6° E 7° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. INTERFERENCE: A JOURNAL OF AUDIO CULTURE, 11(2), 2958–2975. https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p2958-2975

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Artigo Original