Guia Pedagógico de Educação Alimentar e Nutricional para professores da EJA: da concepção à proposta como produto educacional

Autores

  • Mirele de Macedo Castro
  • Diego Felipe dos Santos Silva Universidade de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p2574-2591

Resumo

A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) constitui-se como estratégia fundamental para a promoção da saúde e garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada no Brasil. Entretanto, observa-se a escassez de materiais pedagógicos que articulem esse tema à realidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA), modalidade marcada por heterogeneidade etária, experiências de vida diversas e condições de vulnerabilidade social. Este artigo apresenta a elaboração de um Guia Pedagógico de Educação Alimentar e Nutricional destinado a professores da EJA, produzido como produto educacional de um Mestrado Profissional em Educação, a partir da realidade da rede municipal de ensino de Juazeiro-BA. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, fundamentada nos pressupostos da pedagogia freireana, que envolveu diagnóstico junto a professores, sistematização de conteúdos prioritários e organização de sequências didáticas baseadas em metodologias ativas. O guia foi estruturado em cinco capítulos, abordando: (1) o alimento como identidade cultural; (2) valores nutricionais; (3) leitura crítica de rótulos e embalagens; (4) doenças crônicas relacionadas à alimentação; e (5) sustentabilidade e aproveitamento integral dos alimentos. Cada capítulo foi acompanhado de anexos práticos (fichas, jogos e roteiros) para aplicação em sala de aula. O resultado é um material exequível, crítico e inovador, que fortalece a formação docente e promove práticas pedagógicas contextualizadas, podendo ser replicado em outras redes de ensino.

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Publicado

2025-09-12

Como Citar

Castro, M. de M., & dos Santos Silva, D. F. (2025). Guia Pedagógico de Educação Alimentar e Nutricional para professores da EJA: da concepção à proposta como produto educacional. INTERFERENCE: A JOURNAL OF AUDIO CULTURE, 11(2), 2574–2591. https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p2574-2591

Edição

Seção

Artigo Original