METODOLOGIAS ATIVAS MEDIADAS POR TECNOLOGIA

ANÁLISE CRÍTICA DO PAPEL DO PROFESSOR NA APRENDIZAGEM COLABORATIVA

Autores/as

  • Lérika Alves de Araújo UEA Universidade do Estado do Amazonas
  • Rosana Damacena
  • Zilene Ribeiro dos Santos
  • Diomar Aparecida da Silva
  • Rosangela Gonçalves Carnio

DOI:

https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p2553-2573

Palabras clave:

metodologias ativas; tecnologias digitais; mediação pedagógica; aprendizagem colaborativa; formação docente

Resumen

Este artigo discute criticamente o papel do professor na mediação de metodologias ativas mediadas por tecnologia, considerando seus potenciais e limites no contexto da aprendizagem colaborativa. A emergência dessas práticas no cenário educacional brasileiro decorre da necessidade de superar a lógica transmissiva do ensino tradicional, incorporando a cultura digital e favorecendo o protagonismo discente. A problemática central reside no fato de que a presença de recursos tecnológicos, por si só, não assegura aprendizagens significativas, sendo indispensável a mediação docente para atribuir intencionalidade pedagógica, estimular a corresponsabilidade e promover processos formativos emancipadores. O objetivo geral da pesquisa foi analisar de que maneira o professor pode exercer um papel crítico e efetivo nesse contexto, e os objetivos específicos consistiram em discutir os fundamentos das metodologias ativas, examinar as tecnologias digitais como instrumentos de mediação, problematizar a relação entre aprendizagem colaborativa e mediação pedagógica e apontar desafios e perspectivas futuras para a prática docente. A investigação caracteriza-se como pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, realizada a partir de levantamento em bases de dados acadêmicas internacionais, como Google Scholar, Scopus e Web of Science, além da análise de documentos normativos da educação brasileira, como os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular. A análise dos materiais, conduzida de forma crítica e interpretativa, permitiu identificar que as metodologias ativas ampliam engajamento, criatividade e autonomia discente quando planejadas de modo consistente, mas sua implementação enfrenta barreiras estruturais, como a precariedade da infraestrutura, e pedagógicas, como lacunas na formação docente. Conclui-se que o professor ocupa lugar central na integração entre tecnologia e metodologias ativas, devendo atuar como mediador e designer de experiências de aprendizagem, articulando dimensões técnicas, pedagógicas e éticas. Assim, a inovação educacional só se concretiza quando apoiada em políticas públicas de inclusão digital, formação continuada e condições institucionais adequadas, garantindo que a tecnologia seja instrumento de democratização e não de exclusão.

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Publicado

2025-09-11

Cómo citar

Alves de Araújo, L., Damacena, R., Santos, Z. R. dos, Silva, D. A. da, & Carnio, R. G. (2025). METODOLOGIAS ATIVAS MEDIADAS POR TECNOLOGIA: ANÁLISE CRÍTICA DO PAPEL DO PROFESSOR NA APRENDIZAGEM COLABORATIVA. INTERFERENCE: A JOURNAL OF AUDIO CULTURE, 11(2), 2553–2573. https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p2553-2573

Número

Sección

Revisão de Literatura