FORMAÇÃO DOCENTE PARA A INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS EMERGENTES NO COTIDIANO ESCOLAR

PRÁTICAS, POLÍTICAS E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA

Autores/as

  • Tomé Fernandes Caitano MUST UNIVERSITY
  • Rozangela Schäffer Scabeni MUST UNIVERSITY
  • Diomar Aparecida da Silva MUST UNIVERSITY
  • Cirley Monteiro da Costa MUST UNIVERSITY
  • Midiã Silva Góes

DOI:

https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p1529-1544

Palabras clave:

Formação Docente; Tecnologias Emergentes; Práticas Pedagógicas; Cultura Digital; Mediação Crítica; Políticas Educacionais.

Resumen

As transformações provocadas pelas tecnologias emergentes nas práticas educativas têm exigido uma ressignificação do papel docente diante dos desafios do século XXI. A crescente inserção de recursos como inteligência artificial, plataformas adaptativas e ambientes digitais no contexto escolar demanda professores capazes de mediar criticamente esses instrumentos, superando abordagens tecnicistas e instrumentalizadas. Nesse cenário, a formação docente assume papel estratégico na promoção de práticas pedagógicas inovadoras e contextualizadas, articuladas às demandas contemporâneas da cultura digital. O presente estudo teve como objetivo analisar de que modo a formação docente pode contribuir para a integração crítica e significativa das tecnologias emergentes no cotidiano escolar, considerando os desafios institucionais, as políticas públicas educacionais e as possibilidades pedagógicas. Para tanto, optou-se por uma pesquisa de natureza qualitativa e bibliográfica, com base em autores como Kenski (2014), Barreto (2004), Lopes e Fürkotter (2016), Heinsfeld e Pischetola (2019), Freire (2020), entre outros. A análise foi sustentada pelo diálogo com documentos normativos, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e com artigos acadêmicos publicados em periódicos da área da educação e tecnologia. Os resultados apontam que a efetiva integração das tecnologias ao processo educativo depende de políticas formativas que valorizem a autonomia docente, o planejamento intencional e a escuta dos contextos escolares. Observou-se que, embora a BNCC reconheça a cultura digital como competência transversal, sua implementação encontra entraves na ausência de programas de formação contínua que considerem a realidade das escolas e os sujeitos que as habitam. Conclui-se que a formação docente para a mediação crítica da tecnologia deve ser pautada por uma abordagem ética, reflexiva e situada, capaz de potencializar o uso das tecnologias a serviço de uma educação democrática, criativa e socialmente comprometida.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BARRETO, R. G. Tecnologia e educação: trabalho e formação docente. Educação & Sociedade, Campinas, v. 25, n. 89, p. 1181-1201, set./dez. 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/6HmDSHGqC5VC3RSNtYWZmWS/?format=pdf. Acesso em: 1 ago. 2025.

BESERRA, A. A. Educação digital na Educação 4.0: formação de professores e desafios sociais. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 10, n. 11, p. 2140–2163, 2024. DOI: 10.51891/rease.v10i11.15081. Disponível em: https://3.230.150.199/rease/article/view/15081. Acesso em: 1 ago. 2025.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 1 ago. 2025.

COSTA, A. L.; PEREIRA, M. V. A importância da formação de professores para o uso de tecnologias educacionais e metodologias ativas. Cuadernos de Educación, v. 15, n. 2, p. 45–60, 2025.

ENDLICH, M. A. R. et al. Educação 4.0 e transformações curriculares: desafios e perspectivas da integração de tecnologias emergentes na formação docente. Contribuciones a las Ciencias Sociales, v. 18, n. 6, p. e18415, 2025. DOI: 10.55905/revconv.18n.6-021. Disponível em: https://ojs.revistacontribuciones.com/ojs/index.php/clcs/article/view/18415. Acesso em: 1 jul. 2025.

FERREIRA SÁ TELES, S.; DOS SANTOS LIMA, K. V. Novos contextos de aprendizagem na perspectiva docente: desafios e oportunidades no uso de tecnologias educacionais. Diálogos e Perspectivas Interventivas, v. 5, n. 1, p. e20154, 2024. DOI: 10.52579/diapi.vol5.i1.a20154. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/dialogos/article/view/20154. Acesso em: 4 ago. 2025.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 62. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2020.

HEINSFELD, B. D.; PISCHETOLA, M. O discurso sobre tecnologias nas políticas públicas em educação. Educação e Pesquisa, v. 45, 2019, p. 1-18. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-97022019000100563&script=sci_arttext. Acesso em: 05 jul. 2025.

KENSKI, V. M. Novos tempos de formação docente. In: KENSKI, V. M. Tecnologias e tempo docente. 1. reimpr. Campinas, SP: Papirus, 2014. p. 85-107.

LOPES, R. P.; FÜRKOTTER, M. Formação inicial de professores em tempos de TDIC: uma questão em aberto. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 32, n. 4, p. 269-296, out./dez. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/n45nDkM4vvsHxGw9tgCnxph/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 07 jun. 2025.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. Disponível em:

https://docente.ifrn.edu.br/olivianeta/disciplinas/copy_of_historia-i/historia-ii/china-e-india/view. Acesso em: 05 jun. 2025.

SANTOS, G. C. dos et al. Formação docente para o uso de tecnologias digitais no ensino. Revista Foco, v. 18, n. 2, p. e7808, 2025. DOI: 10.54751/revistafoco.v18n2-117. Disponível em: https://ojs.focopublicacoes.com.br/foco/article/view/7808. Acesso em: 03 jun. 2025.

SANTOS, G. C. dos; SOUZA, E. G. de; TREVISANI, G. E.; LOPES, J.; LIMA, J. M. S. de; MERCURI, L.; SOUSA, R. M. S.; MORAIS, S. T. P. Formação docente para o uso de tecnologias digitais no ensino. REVISTA FOCO, [S. l.], v. 18, n. 2, p. e7808, 2025. DOI: 10.54751/revistafoco.v18n2-117. Disponível em: https://ojs.focopublicacoes.com.br/foco/article/view/7808. Acesso em: 9 jun. 2025.

SANTOS, Silvana Maria Aparecida Viana. EDUCAÇÃO 4.0: GESTÃO, INCLUSÃO E TECNOLOGIA NA CONSTRUÇÃO DE CURRÍCULOS INOVADORES. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, [S. l.], p. 11–308, 2024. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/16078. Acesso em: 4 jun. 2025.

Publicado

2025-08-21

Cómo citar

Fernandes Caitano, T., Schäffer Scabeni, R., Aparecida da Silva, D., Monteiro da Costa, C., & Silva Góes, M. (2025). FORMAÇÃO DOCENTE PARA A INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS EMERGENTES NO COTIDIANO ESCOLAR: PRÁTICAS, POLÍTICAS E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA. INTERFERENCE: A JOURNAL OF AUDIO CULTURE, 11(2), 1529–1544. https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p1529-1544

Número

Sección

Revisão de Literatura