Desafios Éticos e Pedagógicos da Inteligência Artificial na Educação
DOI:
https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p976-992Palabras clave:
Inteligência artificial, ética educacional, mediação pedagógica, privacidade de dadosResumen
A crescente incorporação da inteligência artificial (IA) nos ambientes escolares tem provocado transformações profundas na forma como o ensino é concebido, estruturado e vivenciado, exigindo dos educadores, gestores e pesquisadores uma reflexão crítica sobre os limites e riscos associados ao uso dessas tecnologias. Este artigo tem como objetivo analisar os desafios éticos e pedagógicos que emergem da aplicação da IA na educação, com especial atenção para questões como a privacidade dos dados dos alunos, a dependência excessiva da tecnologia e o papel insubstituível do professor como mediador humano. A pesquisa foi conduzida por meio de uma revisão bibliográfica criteriosa, contemplando oito autores reais com publicações entre 2010 e 2025, cujas contribuições oferecem subsídios teóricos e práticos para compreender as implicações da IA no contexto educacional. Os resultados apontam que, embora a IA apresente potencial para personalizar o ensino, otimizar processos e ampliar o acesso ao conhecimento, sua implementação sem critérios éticos claros pode comprometer a autonomia dos estudantes, reduzir a interação humana e acentuar desigualdades educacionais. A análise dos autores revela que a proteção dos dados pessoais dos alunos deve ser tratada como prioridade, especialmente diante da crescente coleta e processamento de informações sensíveis por sistemas automatizados. Além disso, destaca-se o risco de uma dependência tecnológica que pode enfraquecer a capacidade crítica dos estudantes e limitar o papel do professor à mera supervisão de algoritmos. O artigo conclui que a integração da IA na educação deve ser pautada por princípios éticos, pedagógicos e democráticos, garantindo que a tecnologia seja utilizada como ferramenta de apoio e não como substituto da mediação humana. São sugeridas direções para estudos futuros que aprofundem a compreensão sobre os impactos da IA na subjetividade dos alunos, na formação docente e na construção de ambientes de aprendizagem mais humanos, inclusivos e reflexivos.
Descargas
Citas
COSTA, C.; MOREIRA, A.; DOMINGUES, I. Aprendizagem híbrida e metodologias ativas. São Paulo: Penso, 2021.
HOLMES, W.; BIALIK, M.; FADEL, C. Artificial Intelligence in Education: Promises and Implications for Teaching and Learning. Boston: Center for Curriculum Redesign, 2019.
LUCKIN, R. Machine Learning and Human Intelligence: The Future of Education for the 21st Century. London: UCL IOE Press, 2017.
MATTOZO, E.; CARDOZO, P. F. Desafios éticos e inovações pedagógicas: a inteligência artificial na educação contemporânea. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, São Paulo, v. 10, n. 11, p. 1–20, nov. 2024.
SANTOS, E.; LAMOSA, R.; MARTINS, I.; PAIVA, F. V. Inteligência artificial generativa na educação básica e superior: desafios éticos e possibilidades pedagógicas. Revista Interinstitucional Artes de Educar, Rio de Janeiro, v. 11, n. 2, p. 45–68, 2025.
SANTOS, G. A. C. P.; MIRANDA, F. S. M. P.; SANTOS, R. Desafios éticos da inteligência artificial na formação docente. Revista Interinstitucional Artes de Educar, Rio de Janeiro, v. 11, n. 1, p. 22–40, 2025.
SELWYN, N. Education and Technology: Key Issues and Debates. London: Bloomsbury Academic, 2016.
SELWYN, N. Should Robots Replace Teachers? AI and the Future of Education. Cambridge: Polity Press, 2022.
VALENTE, J. A. Inteligência artificial e mediação pedagógica: dilemas éticos e possibilidades formativas. Educar em Revista, Curitiba, n. 81, p. 1–20, 2021.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 José Carlos Guimarães Junior, Erica Lamara Gomes Alves Grigorio; Dorimar Souza Leal; Elaíse Amaral Corrêa , Ricardo Batista Ferreira, Roger de Souza Lucas , Roberto Lopes Sales

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.