Ensino investigativo da densidade: uma proposta experimental para o ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p254-269Keywords:
ensino por investigação, densidade, aaprendizagem significativa, ensino de QuímicaAbstract
O presente trabalho discute o ensino por investigação como estratégia pedagógica no ensino de Química, com foco no conceito de densidade. A proposta busca enfrentar as dificuldades de aprendizagem e o desinteresse dos alunos pelas ciências exatas, associando conteúdos teóricos a situações concretas por meio da experimentação investigativa. A atividade foi desenvolvida com alunos do 1º ano do Ensino Médio, que, em grupos, determinaram a densidade de substâncias como água, álcool, óleo e glucose de milho. Posteriormente, construíram uma torre de líquidos em ordem crescente de densidade, com base nos dados obtidos experimentalmente. A metodologia adotada permitiu a formulação de hipóteses, coleta e análise de dados, discussão em grupo e reflexão sobre variáveis como temperatura e solubilidade. O caráter investigativo da prática promoveu a autonomia e o pensamento crítico dos estudantes, favorecendo a aprendizagem significativa (Freire, 1997; Hodson, 1998; Fonseca e Lima, 2015). A abordagem rompe com o ensino tradicional, centrado na memorização, e aproxima os alunos da ciência real, com contexto, erro, experimentação e descoberta. Os resultados obtidos indicaram que a maioria dos estudantes foi capaz de compreender o conceito de densidade e aplicá-lo corretamente, inclusive em avaliações formais. Conclui-se que o ensino de Química com base em práticas investigativas é mais eficaz na construção do conhecimento, despertando o interesse, o protagonismo e o engajamento dos alunos.
Downloads
References
ATKINS, P.; JONES, L. Princípios de Química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012.
BAZIN, J. Cultura científica e ensino experimental. Paris: Éditions du CNRS, 1987.
BRADY, J. E.; SENESE, F. Química: a matéria e suas transformações. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2017.
CARVALHO, A. M. P. de. Ensino de Ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 15, n. 3, p. 267–289, 1998.
FONSECA, M. O.; LIMA, M. E. P. de. Metodologias investigativas no ensino de Química: reflexões a partir de uma prática com alunos do ensino médio. Química Nova na Escola, n. 37, p. 30–36, 2015.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 10. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
GIL PÉREZ, D. Roteiros de laboratório: implicações pedagógicas. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 4, n. 1, p. 85–98, 2002.
HADSON, R. A dimensão crítica da ciência em sala de aula. Educação e Realidade, v. 19, n. 2, p. 150–165, 1994.
HODSON, D. Experiências pedagógicas em Ciências: objetivos e desafios. Journal of Science Education, v. 12, n. 4, p. 45–60, 1998.
LOPES, J. C. Aprendizagem significativa e o ensino de Química: práticas experimentais e raciocínio científico. Revista Brasileira de Ensino de Química, v. 13, n. 2, p. 45-59, 2021.
MAUÉS, L.; LIMA, M. A experimentação por investigação: além da execução de tarefas. Revista de Ensino de Ciências, v. 22, n. 3, p. 100–110, 2006.
MORAN, J. M.; MASSON, G.; BACICH, L. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. 2. ed. Porto Alegre: Penso, 2020.
MOREIRA, M. A.; MASINI, E. F. S. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Centauro, 2006.
MUNDO EDUCAÇÃO. Densidade: o que é, cálculo, fatores que afetam. Mundo Educação. Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/quimica/densidade.htm. Acesso em: 6 abr. 2025.
ROSITO, L. A experimentação no Ensino de Ciências: promovendo aprendizagem significativa. Revista Brasileira de Ensino de Ciência, v. 15, n. 2, p. 30–40, 2008.
SERAFIM, A. O aluno e o cotidiano: a dificuldade de reconhecer o conhecimento científico. Revista de Educação Científica, v. 5, n. 1, p. 12–25, 2001.
TABELA DE DENSIDADES – Manual de Laboratório Químico. Departamento de Química – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Disponível em: https://www.ifsp.edu.br/. Acesso em: 6 abr. 2025.
ZULIANI, R. Situar a investigação em contextos reais: desafios metodológicos. Revista de Metodologia Científica, v. 8, n. 1, p. 70–82, 2006.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Tiarles Rosa dos Santos, Débora Fioravante da Silveira, William da Silva Chaves, Josiele Maria Fusiger

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.