Ensino investigativo da densidade: uma proposta experimental para o ensino médio

Authors

  • Tiarles Rosa dos Santos Universidade Franciscana
  • Débora Fioravante da Silveira Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • William da Silva Chaves Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Josiele Maria Fusiger Universidade Franciscana (UFN)

DOI:

https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p254-269

Keywords:

ensino por investigação, densidade, aaprendizagem significativa, ensino de Química

Abstract

O presente trabalho discute o ensino por investigação como estratégia pedagógica no ensino de Química, com foco no conceito de densidade. A proposta busca enfrentar as dificuldades de aprendizagem e o desinteresse dos alunos pelas ciências exatas, associando conteúdos teóricos a situações concretas por meio da experimentação investigativa. A atividade foi desenvolvida com alunos do 1º ano do Ensino Médio, que, em grupos, determinaram a densidade de substâncias como água, álcool, óleo e glucose de milho. Posteriormente, construíram uma torre de líquidos em ordem crescente de densidade, com base nos dados obtidos experimentalmente. A metodologia adotada permitiu a formulação de hipóteses, coleta e análise de dados, discussão em grupo e reflexão sobre variáveis como temperatura e solubilidade. O caráter investigativo da prática promoveu a autonomia e o pensamento crítico dos estudantes, favorecendo a aprendizagem significativa (Freire, 1997; Hodson, 1998; Fonseca e Lima, 2015). A abordagem rompe com o ensino tradicional, centrado na memorização, e aproxima os alunos da ciência real, com contexto, erro, experimentação e descoberta. Os resultados obtidos indicaram que a maioria dos estudantes foi capaz de compreender o conceito de densidade e aplicá-lo corretamente, inclusive em avaliações formais. Conclui-se que o ensino de Química com base em práticas investigativas é mais eficaz na construção do conhecimento, despertando o interesse, o protagonismo e o engajamento dos alunos.

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Published

2025-07-09

How to Cite

Santos, T. R. dos, Silveira, D. F. da, Chaves, W. da S., & Fusiger, J. M. (2025). Ensino investigativo da densidade: uma proposta experimental para o ensino médio. INTERFERENCE: A JOURNAL OF AUDIO CULTURE, 11(2), 254–269. https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p254-269

Issue

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Original Article