A Tecnologia como Ferramenta para Reduzir a Evasão Escolar
DOI:
https://doi.org/10.36557/2009-3578.2022v11n2p163-177Abstract
Este estudo investiga como a tecnologia pode ser utilizada como uma ferramenta eficaz para reduzir a evasão escolar. Ao analisar o uso de plataformas educacionais, aplicativos e recursos tecnológicos, o estudo busca compreender de que maneira essas ferramentas podem manter os alunos engajados e, consequentemente, diminuir as taxas de abandono escolar. A revisão bibliográfica inclui contribuições de dez autores brasileiros renomados, cada um apresentando perspectivas únicas sobre a relação entre tecnologia e educação. A análise crítica dos textos revisados avalia como essas abordagens teóricas podem ser aplicadas na prática educacional para promover um ambiente de aprendizado mais inclusivo e envolvente. Este estudo conclui que a integração de tecnologias educacionais no contexto escolar é essencial para o desenvolvimento de métodos pedagógicos que atendam às necessidades e potencialidades dos alunos, incentivando a continuidade dos estudos e reduzindo a evasão escolar.
Downloads
References
COSTA, André. Plataformas Educacionais e a Personalização do Ensino. São Paulo: Editora Educacional, 2018.
KENKSI, Maria. Tecnologia e Inclusão: A Nova Era Digital na Educação. 2. ed. Campinas: Editora Unicamp, 2022.
LIMA, João. Habilidades do Século XXI: Tecnologia como Ferramenta de Preparação para o Mercado de Trabalho. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Acadêmica, 2021.
MORAN, José. Ambientes de Aprendizagem Flexíveis e Modelos Híbridos: O Futuro da Educação. São Paulo: Editora Papirus, 2022.
SANTOS, Marcos. Tecnologia na Educação e a Inclusão Digital: Desafios e Oportunidades. 1. ed. Fortaleza: Editora UFC, 2022.
SOUZA, Helena. Aplicativos Educacionais: Gamificação e Motivação no Ensino Digital. São Paulo: Editora FTD, 2019.
TORRES, Fábio. Tecnologias Assistivas no Ensino: Inclusão e Acessibilidade na Sala de Aula. Curitiba: Editora UFPR, 2020.
Christensen, C. (2011). Disrupting Class: How Disruptive Innovation Will Change the Way the World Learns. McGraw-Hill.
Siemens, G. (2005). Connectivism: A Learning Theory for the Digital Age. International Journal of Instructional Technology and Distance Learning.
Mayer, R. E. (2005). The Cambridge Handbook of Multimedia Learning. Cambridge University Press.
Jonassen, D. H. (2000). Computers as Mindtools for Schools: Engaging Critical Thinking. Prentice Hall.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 José Carlos Guimarães Junior, Girlandio Pedro Dantas, Marttem Costa de Santana, Hilke Carlayle de Medeiros Costa, Fabiano Da Silva Araujo, Carlos Alberto dos Santos, Sávio Lima da Costa e Silva

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.