CAMINHOS DO ERA UMA VEZ: ESTUDO DO PLANO DE TEXTO NARRATIVO COMO SUBSÍDIO PARA ENSINO DA ESCRITA NO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n1p54-78Abstract
Este artigo tem por objetivo compreender o plano de texto narrativo, a sequência textual narrativa de conto autoral intitulado “Um olho, dois olhos, três olhos”, escrito por uma estudante do 4º ano do Ensino Fundamental da rede estadual de São Paulo. A hipótese que o entendimento do plano de texto e das sequências textuais contribuem para ensino da escrita de textos autorais. Nesse contexto, a problema de pesquisa que norteia esse estudo é: Quais são as perspectivas para o ensino da escrita da narrativa propiciadas pelo estudo do plano de texto narrativo, considerando os documentos oficiais que orientam o ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica? A base teórica deste estudo é construída a partir de pesquisas relacionadas ao plano de texto (ADAM, 2011; CABRAL, 2013; MARQUESI; ELIAS; CABRAL, 2017; MARQUESI et al., 2019; MARQUESI; CABRAL, 2017), às sequências textuais — especialmente as narrativas — (ADAM, 2011; 2019), à estrutura da narrativa e seus tipelementos (TRAVAGLIA, 2007; 2018), bem como à organização lógica da narrativa e de seus elementos constituintes (CHARAUDEAU, 2016) e às particularidades do gênero conto (GANCHO, 2006, TERRA E PACHECO 2017). No que se refere aos documentos educacionais oficiais, a pesquisa se apoia nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (1998), na Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), no Currículo da Cidade para o Ensino Fundamental – Componente Curricular: Língua Portuguesa (SÃO PAULO, 2019), e no Currículo do Estado de São Paulo para linguagens, códigos e suas tecnologias (SÃO PAULO, 2011).Os resultados obtidos revelam que esse estudo contribuem significativamente para o ensino da escrita de narrativas nos anos finais do Ensino Fundamental I.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Débora Matos Alauk

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.