CAMINHOS DO ERA UMA VEZ: ESTUDO DO PLANO DE TEXTO NARRATIVO COMO SUBSÍDIO PARA ENSINO DA ESCRITA NO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Authors

  • Débora Matos Alauk Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n1p54-78

Abstract

Este artigo tem por objetivo compreender o plano de texto narrativo, a sequência textual narrativa de conto autoral intitulado “Um olho, dois olhos, três olhos”, escrito por uma estudante do 4º ano do Ensino Fundamental da rede estadual de São Paulo. A hipótese que o entendimento do plano de texto e das sequências textuais contribuem para ensino da escrita de textos autorais. Nesse contexto, a problema de pesquisa que norteia esse estudo é:  Quais são as perspectivas para o ensino da escrita da narrativa propiciadas pelo estudo do plano de texto narrativo, considerando os documentos oficiais que orientam o ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica? A base teórica deste estudo é construída a partir de pesquisas relacionadas ao plano de texto (ADAM, 2011; CABRAL, 2013; MARQUESI; ELIAS; CABRAL, 2017; MARQUESI et al., 2019; MARQUESI; CABRAL, 2017), às sequências textuais — especialmente as narrativas — (ADAM, 2011; 2019), à estrutura da narrativa e seus tipelementos (TRAVAGLIA, 2007; 2018), bem como à organização lógica da narrativa e de seus elementos constituintes (CHARAUDEAU, 2016) e às particularidades do gênero conto (GANCHO, 2006, TERRA E PACHECO 2017). No que se refere aos documentos educacionais oficiais, a pesquisa se apoia nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (1998), na Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), no Currículo da Cidade para o Ensino Fundamental – Componente Curricular: Língua Portuguesa (SÃO PAULO, 2019), e no Currículo do Estado de São Paulo para linguagens, códigos e suas tecnologias (SÃO PAULO, 2011).Os resultados obtidos revelam que esse estudo contribuem significativamente para o ensino da escrita de narrativas nos anos finais do Ensino Fundamental I.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2025-06-10

How to Cite

Alauk, D. M. (2025). CAMINHOS DO ERA UMA VEZ: ESTUDO DO PLANO DE TEXTO NARRATIVO COMO SUBSÍDIO PARA ENSINO DA ESCRITA NO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL . INTERFERENCE: A JOURNAL OF AUDIO CULTURE, 11(1), 54–78. https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n1p54-78

Issue

Section

Original Article