REFLEXÕES CRÍTICAS SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A CIDADANIA NA FORMAÇÃO ESCOLAR: UMA REVISÃO DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p496-511Palavras-chave:
Educação ambiental; Educação crítica; Interdisciplinaridade.Resumo
Introdução: A formação da cidadania ecológica é crucial para que as pessoas não apenas reconheçam os seus direitos, mas, sobretudo suas responsabilidades em relação ao meio ambiente. A escolha por uma abordagem crítica da educação ambiental fundamenta-se na compreensão de que é necessário mais do que transmitir conhecimentos técnicos sobre meio ambiente e sustentabilidade. Objetivo: Analisar os impactos da educação ambiental na formação da cidadania ecológica dos estudantes, considerando a importância da interdisciplinaridade para compreender os desafios e oportunidades. Metodologia: Trata-se de uma Revisão Bibliográfica da Literatura. A busca foi realizada em duas bases de dados para melhor selecionar os arquivos SCIELO e Web of science. Assim, foram utilizados os seguintes descritores para a seleção dos artigos: “Sustentabilidade e Preservação”, “Educação Ambiental Crítica”, ‘’Cidadania na Formação Escolar”, “Interdisciplinaridade”. Resultados: Apontaram uma busca bibliográfica e sequencial análise (através de leitura flutuante e na íntegra) dos artigos elegíveis para a pesquisa, resultou na obtenção de 258 publicações, sendo 117 da base de dados Scielo, 141 Web of Science. Conclusão: A partir da discussão e das perspectivas individuais e coletivas, podem-se derivar soluções criativas para uma EA que se pretenda interdisciplinar, com recursos didáticos suficientes e formação continuada que promova o pensamento crítico.
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