REDESCOBRINDO AS PINTORAS OCULTAS PELA HISTÓRIA- UMA REVISÃO

Autores

  • Cristina De Jesus Sousa universidade católica de brasília
  • Maria Liz Cunha De Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p512-538

Palavras-chave:

Pintoras mulheres, Artistas mulheres, Mulheres na História, Mulheres na Arte

Resumo

Este estudo está relacionado à redescoberta das mulheres pintoras nas diversas fases da História da Arte. Utilizando a revisão narrativa, o objetivo foi conhecer as pintoras em destaque em cada fase da História da Arte, por meio de revisões em livro de texto, bases de dados e em sites especializados em artes. Embora as histórias das pintoras mulheres tenham sido marcadas por desigualdade e invisibilidade devido à diferença de oportunidades e reconhecimento entre os sexos, conquistas importantes foram realizadas ao longo da história, mas, certamente, há muito para se alcançar e realizar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVARO, Mirla Cisne; FERREIRA, Fernanda Monique de Lima; NASCIMENTO, Aryanny Fadja Bernardo. Artemisia Gentileschi e Juana Inés de la Cruz: expressões do feminismo na história da arte e literatura. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM SERVIÇO SOCIAL, 16, 2018, Vitória. Anais [...], UFES, Vitória, 2018, pp. 1-14 [https://periodicos.ufes.br/abepss/article/view/22328 - acesso em: 6 jan. 2021].

ASSIS, Sissa Aneleh Batista de. Mulheres artistas: narrativas, poéticas, subversões e protestos do feminino na arte contemporânea paraense. Dissertação de mestrado, Artes, Universidade Federal do Pará, Belém, 2012 [http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7730 - acesso em: 25 set. 2021].

BROUDE, Norma; GARRARD, Mary D. (eds.). The Expanding Discourse: Feminism and Art History. New York: HarperCollins Publishers, 1992.

BUTLER, Judith. Alice Bailly, Cubo-Futurist Pioneer (1872–1938). Oxford Art Journal, Oxford, volume 3, n. 1, 1980, pp. 52-57 [https://doi.org/10.1093/oxartj/3.1.52 - acesso em: 17 jul. 2022].

CABRAL, Ana Claudia de Moura. A profissionalização da mulher no campo artístico. Ícone: Revista Brasileira de História da Arte, Rio Grande do Sul, v. 3, n. 3, 2018, pp. 86-126 [https://www.seer.ufrgs.br/icone/article/view/85556 - acesso em: 12 ago. 2020].

CAPELATO, Maria Helena Rolim. Modernismo latino-americano e construção de identidades através da pintura. Revista de História, São Paulo, n. 153, 2005, pp. 251-282 [https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/19012/21075 - acesso em: 17 ago. 2021].

CASTRO, Márcio Sampaio de. A modernidade como campo de tensão criativa para o impressionismo e o expressionismo: uma análise sócio-política. Anuário da Produção Acadêmica Docente, Campinas, v. 2, n. 3, 2008, pp. 391-400 [https://repositorio.pgsskroton.com.br/bitstream/123456789/1574/1/v.2,%20n.3,%202008-391-400.pdf - acesso em: 21 ago. 2020].

CHRISMAN-CAMPBELL, Kimberly et al. Review: Elisabeth Louise Vigée Le Brun. Woman’s Art Journal, Philadelphia, v. 37, n. 2, 2016, pp. 50-52 [https://www.jstor.org/stable/26430783 - acesso em: 4 out. 2021].

COELHO, Fred. A semana de cem anos. ARS (São Paulo), São Paulo, v. 19, n. 41, 2021, pp. 26-52 [https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.184567 - acesso em: 10 jul. 2022].

COHEN, Elizabeth S. The trials of Artemisia Gentileschi: a rape as history. Sixteenth Century Journal, Kirksville, v. 31, n. 1, 2000, pp. 47-75 [https://www.jstor.org/stable/2671289 - acesso em: 4 out. 2021].

CREASY, Bill. The Deuterocanonical Books. 2021 [Syllabus, Deuterocanonical Books (squarespace.com) - acesso em: 3 set. 2021].

CRUZEIRO, Victor. “Você não faz ideia de como dói”: mecanismos de tradução da dor física nas biografias da pintora Frida Kahlo. In: Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo ECA/USP, 15, 2017, São Paulo. Anais [...], São Paulo: USP, nov. 2017. Acesso em: 5 jul. 2022.

CURTIS, Molly. A Combination in Context: Kay Sage and Surrealism. Dissertação de mestrado, Artes, University of California Irvine, Califórnia, 2018 [https://escholarship.org/uc/item/0xs6q424 - acesso em: 7 nov. 2021].

DE LA CAMPA, Benito Madariaga. El Arte y Mundo Interior en María Blanchard. In: GOBIERNO DE CANTABRIA, Altamira 84 (2013), Santander, Espanha, Centro de Estudios Montañeses, 2013, pp. 343-353 [https://centrodeestudiosmontaneses.com/wp-content/uploads/DOC_CEM/HEMEROTECA/ALTAMIRA/Altamira84_2013-preimpresion.pdf#page=341 - acesso em: 14 jul. 2022].

DELGADO, Rocío Soto. La muerte retratada: ninfas acuáticas y bellas durmientes en la pintura victoriana. Revista Eviterna, Málaga, n. 7, 2020, pp. 184-197 https://doi.org/10.24310/Eviternare.v0i7.8393 - acesso em: 5 out. 2021].

DIAS, Fernando Paulo Rosa. O Expressionismo e a Estética do feio. Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2012, pp. 147-155 [https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/6634/2/ULFBA_p147%20a%20155_O%20expressionismo%20e%20a%20est%C3%A9tica%20do%20feio.pdf - acesso em: 21 ago. 2020].

FACHIN, Paulo Cesar. Frida Kahlo: Contextualização Histórica a partir da Obra Frida: A Biografia de Hayden Herrera. Revista de Literatura, História e Memória, Cascavel, v. 12, n. 19, 2016 [https://e-revista.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/14730 - acesso em: 5 jul. 2022].

FAKTOROVICH, Anna. Angelica Kauffman: If She Is New to You... In: BAUMGÄRTEL, Bettina (ed.). Pennsylvania Literary Journal, [s. l.], v. 12, n. 3, 2020, pp. 60-62 [https://www.proquest.com/openview/a6bbe9c5f89766c9a2bbc13b304fd660/1?pq-origsite=gscholar&cbl=1356369 - acesso em: 5 out. 2021].

FERREIRA, Júlio Flávio Vanderlan. Romantismo: A formação da literatura brasileira. Revista Vozes do Vale: Publicações Acadêmicas, Minas Gerais, n. 02, Ano I, 2012, pp. 1-12 [http://www.ufvjm.edu.br/vozes - acesso em: 1º out. 2021].

GARRARD, Mary D. Artemisia Gentileschi: the Image of the Female Hero in Italian Baroque Art. Nova Jersey: Princeton University Press,1989 [Mary D. Garrard, Artemisia Gentileschi the Image of the Female Hero in Italian Baroque Art - PhilPapers - acesso em: 3 jul. 2022].

GODINHO, Tatau. Mulheres brasileiras: reinventando a vida, a história, a cultura. In: ASSIS, Maria Elisabete Arruda de; SANTOS, Taís Valente dos (orgs.). Memória feminina: mulheres na história, história de mulheres. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2016, pp. 15-23 [https://www.museus.gov.br/wp-content/uploads/2017/03/Mem%C3%B3ria-feminina-mulheres-na-hist%C3%B3ria-hist%C3%B3ria-de-mulheres.pdf - acesso em: 25 fev. 2023].

GREGORY, John. Artemisia Gentileschi and the Authority of Art: Critical Reading and Catalogue Raisonné. Parergon, Maryland, v. 19, n. 2, 2002, pp. 171-173 [Project MUSE - Artemisia Gentileschi and the Authority of Art: Critical Reading and Catalogue Raisonné (review) (jhu.edu) - acesso em: 3 jul. 2022].

GROVE ART ONLINE. The Concise Grove Dictionary of Art. Oxford, 2002 [http://www.oxfordartonline.com/groveart - acesso em: 4 jul. 2022].

GUSMÃO, Isabella C.; SILVA, Tarcisio T. Concepções de Belo e Feio: a representação feminina na Arte e sua influência sobre o imaginário contemporâneo. In: Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, 23, 2017, Volta Redonda-SP. Anais [...], Volta Redonda-SP, 22 a 24 jun. 2017 [https://portalintercom.org.br/anais/sudeste2017/resumos/R58-0172-1.pdf - acesso em: 25 ago. 2020].

HANINA Fine Arts. Artists: Huguette Arthur Bertrand (1920-2005). London: HFA, [2020] [Huguette Arthur Bertrand - Artists - Hanina Fine Arts - acesso em: 17 jul. 2022].

HARGRAVE, Isabel. Sofonisba Anguissola (1532/38-1625): Uma pintora italiana no renascimento espanhol. In: Encontro de História da Arte, 6, 2010, Campinas. Anais [...], Campinas, Unicamp, 2010, pp. 211-219 [isabel_hargrave.pdf (unicamp.br) - acesso em: 3 jul. 2022].

HERRERA, Hayden. Frida - A biografia. Rio de Janeiro: Globo Livros, 2013 [https://books.google.com.br/books?hl=pt-PT&lr=&id=YnQuvvgpDAsC&oi=fnd&pg=PP15&dq=frida+kahlo+biografia&ots=nFWBP4fcDt&sig=NK1SJ1eoju-4Y-dn5MjmMGIiqQ0&redir_esc=y#v=onepage&q=frida%20kahlo%20biografia&f=false - acesso em 5 jul. 2022].

HOULE, Nina. The Tempestuous Life and Work of Artemisia Gentileschi: An Analysis of Women and Art in the Italian Renaissance. In: DENNO, Sebastian et al. (eds.) HiPo: The Langara Student Journal of History and Political Science, [s. l.], v. 2, 2019, pp. 43-50 [https://langara.ca/departments/history-latin-political-science/HiPo/Issue%20pdfs/HiPo%20Vol%202%20March%202019.pdf - acesso em: 4 out. 2021].

HYDE, Melissa L. et al. Review of Elisabeth Louise Vigée Le Brun. Early Modern Women, Chicago, v. 11, n. 2, 2017, pp. 179-191 [https://www.jstor.org/stable/26431491 - acesso em: 4 out. 2021].

JACCARD, Paul-André. Alice Bailly, Ambassador of Futurism in Switzerland. In: BERGHAUS, Günter (ed.). International Yearbook of Futurism Studies, Berlin, München, Boston: De Gruyter, v. 5, 2015, pp. 3-20 [https://doi.org/10.1515/9783110422818-002 - acesso em: 18 jun 2022].

JIMERSON, Lauren. “Emilie Charmy”. Woman's Art Journal, Philadelphia, v. 37, n. 1, 2016, pp. 60-62 [https://link.gale.com/apps/doc/A464162760/AONE?u=anon~3bf51f22&sid=googleScholar&xid=455ff92e - acesso em: 25 out. 2021].

JIMERSON, Lauren. Female artists and the body in early 20th century Paris. theses, ETD doctoral, Rutgers, The State University of New Jersey, 2018.

KARVOUNI, Evangelia. Elisabeth Louise Vigee Le Brun: a historical survey of a woman artist in the eighteenth century. Journal of International Women's Studies, [s. l.], v. 15, n. 2, 2014, pp. 268-285 [https://vc.bridgew.edu/jiws/vol15/iss2/18 - acesso em: 4 out. 2021].

KRAMER, Cheryl. Review of Russian Modernism between East and West: Natal’ia Goncharova and the Russian Avant-Garde, by J. A. Sharp. Woman’s Art Journal, Philadelphia, n. 29, v. 2, 2008, pp. 56–58 [http://www.jstor.org/stable/20358168 - acesso em: 17 jul. 2022].

LEWIS, Mary Tompkins. Review: Berthe Morisot. Woman’s Art Journal, Philadelphia, v. 50, n. 3, 1991, pp. 92-95 [https://doi.org/10.2307/777224 - acesso em: 4 jul. 2022].

LOPES, Bruna Alves; RUNDVALT, Darcio. A produção artística de Anita Malfatti e o modernismo brasileiro. In: MIRANDA, Juliana Aparecida dos Santos. (org.) O que pode a arte? Editora Bordô-Grená: Alagoinhas, 2019, pp. 22-37 d0c995db39850b34a54aa6a207ae19f807b884.pdf(editorabordogrena.com) - acesso em: 10 jul. 2022].

LOPONTE, Luciana Gruppelli. Sexualidades, artes visuais e poder: pedagogias visuais do feminino. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 10, n. 2, 2002, pp. 283-300 [https://doi.org/10.1590/S0104-026X2002000200002 - acesso em: 19 ago. 2020]

MANGINI, Shirley. Introduction Out of the Ordinary: Women of the Spanish Avant-Garde. Bulletin of Spanish Studies, [s. l.], v. 95, n. 5, 2018, pp. 379-392 [https://doi.org/10.1080/14753820.2018.1497322 - acesso em: 29 out. 2021].

MARDILOVICH, Galina. Review: Natalia Goncharova. The Art and Design of Natalia Goncharova. Print Quarterly, London, v. 28, n. 2, 2011, pp. 211-213 [http://www.jstor.org/stable/43826153 - acesso em 17 jul. 2022].

MAY, Gita. Elisabeth Vigée Le Brun: the odyssey of an artist in an age of revolution. Yale University Press, 2008 [https://books.google.com.br/books/about/Elisabeth_Vig%C3%A9e_Le_Brun.html?id=wI2e_-ZVvaMC&redir_esc=y - acesso em: 2 jul. 2002].

MAYE, Kira. Performing for the Court: Sofonisba Anguissola’s Self-Portraits at the Easel as Court Gifts. Athanor, Flórida, v. 31, 2013, pp. 35-43 []https://journals.flvc.org/athanor/article/view/126724/126277 - acesso em: 4 out. 2021.

MODERSOHN-BECKER, Paula. Paula Modersohn-Becker, the Letters and Journals. Illinois, EUA: Northwestern University Press, 1998.

NASCIMENTO, Evando Batista. A Semana de Arte Moderna de 1922 e o modernismo brasileiro: atualização cultural e “primitivismo” artístico. Gragoatá, Niterói, v. 20, n. 39, 29 dez. 2015 [https://doi.org/10.22409/gragoata.v20i39.33354 - acesso em: 10 jul. 2022].

NICHOLSON, Kathleen. Le Brun, Elizabeth-Louise. Grove Art Online, Oxford, 2003 [https://doi.org/10.1093/gao/9781884446054.article.T089458 - acesso em: 3 jul 2022].

NUNES, Thiane. Companheiras de revolução, dissidentes da história: a questão da mulher artista soviética. Aurora: revista de arte, mídia e política, São Paulo, v. 10, n. 30, 2018, pp. 23-38. [https://revistas.pucsp.br/index.php/aurora/article/view/35085/24857 - acesso em: 29 out. 2021].

NUNES, Thiane. Misoginia modernista e a invisibilidade da mulher artista: resgate, legado e repercussões contemporâneas. Tese de doutorado, Artes Visuais, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2021 [http://hdl.handle.net/10183/230220 - acesso em: 10 jul. 2022].

OLIVEIRA, Fernanda Ribeiro Queiroz de. O feminino e o sagrado em Cecília Meireles. In: Congresso Internacional da ABRALIC, 11, 2008, São Paulo. Anais [...] São Paulo: USP, 2008, s/p [https://abralic.org.br/eventos/cong2008/AnaisOnline/simposios/pdf/044/FERNANDA_OLIVEIRA.pdf - acesso em: 3 jul. de 2022].

PEDRÃO, Maria Augusta Ribeiro. Georgina de Albuquerque e Anita Malfatti: mulheres e artistas. In: ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS DA IMAGEM, 2, 2009, Londrina-PR. Anais [...], Universidade Estadual de Londrina, 2009, pp. 786-791 [http://www.uel.br/eventos/eneimagem/anais/trabalhos/pdf/Pedrao_Maria%20Augusta%20Ribeiro.pdf - acesso em: 21 ago. 2020].

PERRY, Gillian. Women Artists and the Parisian Avant-Garde: Modernism and Feminine Art, 1900 to the Late 1920s. Manchester University Press, 1995.

POLIGNAC, Diane de. Women in Abstract Art: Five Women - Five Artistic Visions. march 8 - april 16, 2021 [catalogue-exposition-cinq-femmes-cinq-expressions-artistiques-2021.pdf - acesso em: 7 nov. 2021].

PONTES, Alessandra Gurgel; ZAMPERETTI, Maristani Polidori. As mulheres na história da arte, na cultura visual e as percepções visuais. Seminário de História da Arte, Pelotas, v. 2., n. 8, 2020 [https://doi.org/10.15210/sha.v2i8.18840 - acesso em: 7 nov. 2021].

QUEIROZ, Mariana Fernandes de. Recuperando a memória de pintoras: o uso do mangá “Arte” e o debate sobre a situação sociocultural envolvendo mulheres artistas. In: VERGUEIRO, Waldomiro et al. (orgs.). Cyberjornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos. São Paulo: USP, 2020. 4 p. (Área Temática: Quadrinhos e Arte) [https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/44364 - acesso em: 11 ago. 2021].

RIBEIRO, Roney Jesus. Anita Malfatti: O início de uma ruptura das mais radicais na pintura brasileira do século XX. Revista do Colóquio, Vitória, v. 1, n. 1, 2011, pp. 74–90 [https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/7734 - acesso em: 10 jul. 2022].

ROYAL ACADEMY OF ARTS COLLECTIONS: RA Collection: People and Organisations Academicians. London: Royal Academy of Arts, 2020 [https://www.royalacademy.org.uk/art-artists/name/angelica-kauffman-ra?birth_date=&commit=Search&form=names&gender=female&index=1&member_type=ras&name=angelika+kauffmann&preferred_media=&total_entries=1&utf8=%E2%9C%93 - acesso em: 4 jul. 2022].

SAGE, Kay. Kay Sage. 1953 [-https://enwik.org/dict/Kay_Sage . acesso em 19 jul. 2022].

SANTOS, Silvana Sidney Costa. Envelhecimento: visão de filósofos da antiguidade oriental e ocidental. Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste, Fortaleza, v. 2, n. 1, jul./dez. 2001, pp. 88-94 [http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5837/4146 - acesso em: 24 jul. 2020].

SANTOS, Silvina M. dos. A importância das mulheres na história da arte. Cine-Fórum UEMS, Dourados-MS, v. 2, n. 2, 2021 [https://anaisonline.uems.br/index.php/cineforumuems/article/view/7605 - acesso em: 3 jul. 2022].

SILVA, Rafaela Maria Martins da; PANDO, Rosimeire Aparecida. Visibilidade feminina na história da arte. Revista Caminhos Unifadra, Dracena, v. 2, n. 1, 2017, pp. 1-16 [https://fundec.edu.br/portal/revista_caminhos/artigos_v02/art006/pdf/artigo006.pdf - acesso em: 25 set. 2021].

SIMIONI, Ana Paula Cavalcanti. Entre convenções e discretas ousadias: Georgina de Albuquerque e a pintura histórica feminina no Brasil. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 17, n. 50, 2002, pp. 143-159 [https://doi.org/10.1590/S0102-69092002000300009 - acesso em: 6 jan. 2021].

SIMIONI, Ana Paula Cavalcanti. Modernismo brasileiro: entre a consagração e a contestação. Perspective. Actualité en histoire de l’art, 2, 2013a [https://doi.org/10.4000/perspective.5539 - acesso em: 10 jul. 2022].

SIMIONI, Ana Paula Cavalcanti. O Auto-retrato Feminino no Brasil Oitocentista: Abigail de Andrade e os impasses da representação. Caiana - Revista del Historia del Arte y Cultura Visual y Cultura Visual del Centro Argentino de Investigadores de Arte, Buenos Aires, n. 3, 2013b [http://caiana.caia.org.ar/template/caiana.php?pag=articles/article_2.php&obj=119&vol=3 - acesso em: 26 ago. 2020].

SJÅSTAD, Øystein. Kitty Kielland as a “New Woman’”. Scandinavian Studies, Maryland, v. 92, n. 4, 2020, pp. 492-520 [https://doi.org/10.5406/scanstud.92.4.0492 - acesso em: 5 out. 2020].

SOUZA, Viviane Viana de. Dois pesos e duas medidas: analisando obras de Abigail de Andrade e Almeida Junior. In: Encontro de História da Arte, 8, 2012, Campinas. Anais [...], Unicamp, Campinas, 2012, pp. 725-733 [https://www.ifch.unicamp.br/eha/atas/2012/Viviane%20Viana.pdf - acesso em: 26 ago. 2020].

SOUSSLOFF, Catherine M. Review: Angelica Kauffman: A Continental Artist in Georgian England. The Art Bulletin, New York, v. 76, n. 1, 1994, pp. 175-177 [https://doi.org/10.2307/3046012 - acesso em: 4 jul. 2022].

SUTHER, Judith D. A House of Her Own: Kay Sage, Solitary Surrealist. University of Nebraska Press, Nebraska, 1997.

TEDESCO, Cristine. Entre a vida e a obra: a trajetória de Artemisia Gentileschi na perspectiva da historiografia da arte. Visualidades, Goiânia, v. 14, n. 1, 2016. [https://revistas.ufg.br/VISUAL/article/view/35290 - acesso em: 3 jul. 2022].

VICKERY, Amanda. Branding Angelica: Reputation Management in Late Eighteenth‐Century England. Journal for Eighteenth‐Century Studies, [s. l.], v. 43, n. 1, 2020, pp. 3-24 [https://doi.org/10.1111/1754-0208.12667 - acesso em: 5 out. 2021].

WEIDMAN, Jeffrey. Artists in Ohio, 1787-1900: a biographical dictionary. [S. l.]: Kent State University Press, 2000 [https://books.google.com.br/books?hl=pt-PT&lr=&id=ZdICm_W8xKwC&oi=fnd&pg=PR7&dq=Mary+Sayre+Haverstock%3B+Jeannette+Mahoney+Vance%3B+Brian+L.+Meggitt.+Artists+in+Ohio,+1787-1900:+A+Biographical+Dictionary&ots=s8jIGfQI8j&sig=EWl18_5CUK6CNsMpJnZ1xEXfp7g&redir_esc=y#v=onepage&q=Mary%20Sayre%20Haverstock%3B%20Jeannette%20Mahoney%20Vance%3B%20Brian%20L.%20Meggitt.%20Artists%20in%20Ohio%2C%201787-1900%3A%20A%20Biographical%20Dictionary&f=false - acesso em: 4 jul. 2022].

ZAPATA, Aitana Monge. María Blanchard, una mujer en la vanguardia. Razón y fe, Madrid, v. 267, n. 1373, 2018, pp. 265–269 [https://revistas.comillas.edu/index.php/razonyfe/article/view/10034 - acesso em: 14 jul. 2022].

Downloads

Publicado

2025-07-17

Como Citar

De Jesus Sousa, C., & Oliveira, M. L. C. D. (2025). REDESCOBRINDO AS PINTORAS OCULTAS PELA HISTÓRIA- UMA REVISÃO. INTERFERENCE: A JOURNAL OF AUDIO CULTURE, 11(2), 512–538. https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p512-538

Edição

Seção

Artigo Original