DO ENCARCERAMENTO EM MASSA AO ENRAIZAMENTO DAS FACÇÕES CRIMINOSAS
DESAFIOS À SEGURANÇA PÚBLICA NO AMAZONAS
DOI:
https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p5938-5946Resumo
Apesar dos esforços no enfrentamento ao crime organizado no Amazonas, ainda é um desafio desenvolver estratégias que superem as condições geográficas, regionais e estruturais do Estado do Amazonas. O estado tornou-se um cenário estratégico de atuação das organizações criminosas, desafiando a segurança públicas. Este estudo aborda a relação intrínseca e sistêmica entre o encarceramento em massa crônico e a consolidação das facções criminosas. Busca-se analisar como a superlotação carcerárias nas prisões amazonenses catalisou a expansão e o controle territorial das facções, expondo os desafios da resposta estatal, contextualizando o fenômeno e justificando a importância do estudo. A pesquisa é qualitativa e exploratória, baseadas em revisão bibliográfica crítica e análise de dados oficiais, desenvolvida a partir de revisão de literatura de artigos científicos e livros. Os resultados demostram que o encarceramento em massa e a falência no controle estatal transformaram o sistema prisional em um espaço de recrutamento e poder paralelo. Além disso, a análise revela que a persistência de presos em carceragens de delegacias no interior agrava a vulnerabilidade, funcionando como vetor de expansão das facções. Esses fatores dificultam a implantação efetiva de políticas públicas de enfrentamento ao crime organizado no Estado do Amazonas, exigindo ações integrada e de aporte de recursos da União. Conclui-se que o enfrentamento exige uma visão multidimensional, que vá além de repressão, incorporando políticas sociais para a população vulneráveis e uma urgente reformulação da polícia penitenciária estadual.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Luciano Carvalho Sena, Gisele de Almeida Nascimento, Janaína Borges Marinho, Cesar Maurício de Abreu Mello, Raylene Rodrigues de Sena

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.