Estudantes de Medicina e os Desafios dos Relacionamentos Interpessoais: Uma Análise das Competências Socioemocionais na Formação Médica

Autores

  • Manuhella Victori Cordeiro Costa Faculdade Santa Teresa
  • Rayane Maia da Silva Faculdade Santa Teresa
  • Beatriz Yasmin Da Silva Mota Faculdade Santa Teresa
  • Samia Muhdel Ibrahim uninassau
  • Luciana Alves Dias Faculdade Santa Teresa
  • Caroline Aroni Bazan Uninassau

DOI:

https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p5795-5810

Palavras-chave:

educação médica, relacionamentos interpessoais, Competências Socioemocionais, saúde mental, Formação profissional

Resumo

A formação médica contemporânea envolveu múltiplos desafios relacionados ao desenvolvimento de competências interpessoais, frequentemente supervisionadas em currículos centrados em conteúdos biomédicos. Este estudo tem como objetivo analisar criticamente os principais obstáculos enfrentados por estudantes de Medicina na construção de relacionamentos interpessoais saudáveis ​​e propor estratégias de enfrentamento fundamentadas em evidências científicas. Para isso, realizou-se uma revisão narrativa da literatura em bases de dados nacionais e internacionais, contemplando artigos, revisões e ensaios teóricos sobre competências socioemocionais, saúde mental estudantil e interações relacionais no contexto da educação médica. Os resultados da análise destacam que fatores como sobrecarga acadêmica, ambiente institucional competitivo, transições desenvolvimentais, exposição precoce ao sofrimento humano e uso intensivo de tecnologias digitais influenciam qualidades das conexões interpessoais entre os estudantes. Tais dificuldades estão fortemente associadas à maior prevalência de sintomas de ansiedade, depressão, burnout e isolamento social, comprometendo tanto o bem-estar individual quanto à formação integral. Nesse sentido, evidencia-se a importância de medidas estruturais que priorizem o desenvolvimento humano durante a formação médica, indo além da simples aquisição de conhecimentos técnicos. Conclui-se que três eixos estratégicos são essenciais: (1) a integração curricular de disciplinas e atividades externas à comunicação, empatia e trabalho em equipe; (2) a valorização de metodologias pedagógicas colaborativas, capazes de aumentar a competitividade nociva; e (3) a implementação de políticas institucionais de apoio psicológico e social. Essas ações, quando articuladas, podem contribuir para transformar a experiência acadêmica dos estudantes e promover a formação de médicos técnicos competentes e humanamente sensíveis.

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Publicado

2025-10-26

Como Citar

Cordeiro Costa, M. V., Maia da Silva, R., Yasmin Da Silva Mota, B., Muhdel Ibrahim, S., Alves Dias, L., & Bazan , C. A. (2025). Estudantes de Medicina e os Desafios dos Relacionamentos Interpessoais: Uma Análise das Competências Socioemocionais na Formação Médica. INTERFERENCE: A JOURNAL OF AUDIO CULTURE, 11(2), 5795–5810. https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p5795-5810

Edição

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Revisão Sistemática