APROXIMAÇAO FAMÍLIA E ESCOLA: refletindo sobre os desafios desta relação no desenvolvimento escolar dos filhos
DOI:
https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n1p263-282Palavras-chave:
família, escola, desenvolvimento da aprendizagem, integração familiarResumo
O artigo aborda a temática família escola em uma Unidade Escolar da zona rural do município de Pio XII – MA, a nossa reflexão é focada na necessidade de participação efetiva dos pais na vida escolar das crianças, no sentido de garantir a integração e promover diálogo permanente entre escola e família, quando estas relações não são estabelecidas temos consequências negativas para toda a sociedade. O nosso objetivo é conhecer os motivos que fazem os pais se ausentarem da escola deixando de acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem dos filhos. A família é a instituição originaria responsável pela base educacional dos filhos no que se refere ao desenvolvimento da identidade, princípios, valores indispensáveis ao ser humano para a sua convivência em sociedade, a escola por sua vez possui um papel extremamente importante para sistematizar, conhecimentos orientar e formar o homem enquanto sujeito social e político capaz de buscar a sua emancipação como cidadão integrado em uma sociedade. Ao longo da história, família e escola têm passado por transformações, que afetam as relações que se estabelecem na condução do processo de desenvolvimento educacional e de aprendizagem das crianças, necessitando assim de integração entre quem educa, ensina e aprende. É indispensável estabelecer uma aproximação entre família e escola, parceiras na educação escolar. A família como espaço de construção de identidade de cidadãos, e a escola no papel de desenvolver a aprendizagem. Nessa perspectiva, temos as garantias legais que preceituam sobre a temática, assim como autores que sustentam a nossa reflexão como: Freire, Piaget, Alarcão, Tiba entre outros que contribuem com seus estudos apontando ações integradas para minimizar as dificuldades apresentadas nesta relação família e escola. Este estudo é de abordagem qualitativa, com pesquisa empírica em uma Unidade Escolar de Educação Básica no Município de Pio XII MA. Os dados foram coletados por meio de questionários, aplicados a pais e professores que após análise revelaram a ausência de integração entre família e escola, o que compromete o desempenho escolar das crianças.
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