O LETRAMENTO LITERÁRIO COMO VIA DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA A DIVERSIDADE DE GÊNERO

Autores

  • Wolney Gomes Almeida UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ - UESC
  • Valdinéa França Ferraço Governo do Estado da Bahia - secretaria de Educação.

DOI:

https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p5318-5339

Palavras-chave:

Letramento literário, Formação docente, Diversidade de gênero, Transgeneridade, Educação inclusiva

Resumo

Este artigo discute o letramento literário como caminho formativo para o enfrentamento das desigualdades de gênero e para a construção de práticas docentes pautadas na ética da diferença. A pesquisa parte da compreensão de que a literatura, quando mediada criticamente, constitui-se em espaço de escuta, diálogo e reconhecimento das identidades dissidentes, especialmente as transgêneras, historicamente silenciadas nas instituições escolares. A abordagem teórica ancora-se na Linguística Aplicada de orientação crítica, dialogando com os estudos do letramento e da linguagem como práticas sociais, e inscreve-se no campo das epistemologias da diferença e da educação inclusiva. Metodologicamente, o trabalho adota uma revisão bibliográfica de caráter exploratório, de natureza qualitativa e interpretativa, voltada à análise dos processos de formação docente em contextos de diversidade. O artigo argumenta que o letramento literário, ao articular experiência estética e consciência crítica, potencializa o desenvolvimento de professores capazes de problematizar os discursos de normalidade e promover uma pedagogia voltada ao respeito, à empatia e à pluralidade humana. Conclui-se que a literatura, entendida como prática discursiva e social, pode constituir-se como potente via de formação ética e política, contribuindo para a consolidação de uma escola democrática, sensível e acolhedora das diferenças.

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Publicado

2025-10-19

Como Citar

Almeida, W. G., & França Ferraço, V. (2025). O LETRAMENTO LITERÁRIO COMO VIA DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA A DIVERSIDADE DE GÊNERO. INTERFERENCE: A JOURNAL OF AUDIO CULTURE, 11(2), 5318–5339. https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p5318-5339

Edição

Seção

Artigo Original