Algumas reflexões sobre o público e o privado na gestão da Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p5383-5405Resumo
As reflexões apontadas neste texto são resultantes de pesquisas desenvolvidas no âmbito do Núcleo de Estudos em Estado, Políticas Públicas Educacionais e Democracia - NEPED da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL, cujo objetivo foi analisar a gestão das escolas públicas maranhenses que firmaram parcerias público-privadas com o Instituto Ayrton Senna e as implicações dessa parceria para o trabalho docente. Utilizamos uma metodologia quali-quantitativa, a partir de estudo de caso, com a utilização de pesquisa documental. Para tanto, discorremos sobre o conceito de Estado moderno, das reconfigurações do capital, da redefinição do papel do Estado na década de 1990 e da política estabelecida para a educação básica, apontando que a relação público/privado nesse contexto passa por novas configurações e implicações para a gestão escolar e para a definição do trabalho do professor no espaço escolar. Apresentamos alguns dados acerca da gestão da escola pública, implantação e expansão da parceria entre o IAS e a SEDUC do Maranhão. Do conjunto das análises realizadas, evidenciamos alguns resultados acerca das interfaces entre o público e o privado na educação básica do Estado do Maranhão, segundo os quais a parceria com o Instituto Ayrton Senna reproduz uma perspectiva de gestão da educação economicista, com a precarização do trabalho do professor, que é inserido em uma lógica perversa de produtividade e controle.
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