COMPLEXO REGULADOR DE SAÚDE DO DISTRITO FEDERAL: UMA ANÁLISE QUANTO A EFETIVIDADE NA MARCAÇÃO DE PRIMEIRA CONSULTA EM PRÉ-NATAL DE ALTO RISCO VIA SISTEMA DE REGULAÇÃO (SISREG III) NO HOSPITAL REGIONAL DE TAGUATINGA NO ANO DE 2023
DOI:
https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p5134-5145Resumo
Introdução: A saúde como direito de todos e dever do estado é um marco da constituição de 1988. A fim de assegurar a assistência à saúde através de redes, no ano de 2017 criou-se o Complexo Regulador do Distrito Federal, que atua principalmente através do Sistema de Regulação (SISREG III). Reforçando a ideia de referência e contrarreferência entre os níveis de complexidade, a gestação que normalmente é considerada um evento fisiológico, em situações selecionadas demandam seguimento especializado, o chamado Pré-Natal de Alto Risco (PNAR). Objetivo: Analisar a efetividade na marcação de primeira consulta em Pré-Natal de Alto Risco pelo Complexo Regulador de Saúde do Distrito Federal via Sistema de Regulação (SISREG III) no Hospital Regional de Taguatinga no ano de 2023. Metodologia: Trata-se de um estudo de coorte de série temporal retrospectivo que se desenvolveu através da análise de agenda de ambulatório específico para primeira consulta em PNAR. Foi analisada a quantidade de pacientes que compareceram à consulta e daquelas que não compareceram à consulta. Também foi quantificado o tempo de espera entre a inserção no Sistema de Regulação (SISREG III) à data da primeira consulta. Resultados: Houve atraso no período de espera entre data de regulação e data de atendimento na maioria dos casos que justificam encaminhamento ao PNAR. Conclusão: O Distrito Federal necessita ampliar o acesso ao Pré-Natal de Alto Risco a fim de garantir às gestantes o melhor acesso aos serviços de saúde pública.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Diélitha Aparecida de Paula, Arthur Habib Abrão Chater, Isabela Rodrigues Cabral, Emanuela Nabuco Coelho de Faria, Yasmin Moreira Costa, Geovana Borges de Souza, Larissa Borges de Souza, Emanuelle Brandão Alvarenga Mariano, Luana Oliveira Morais Costa, Cynthia Roberta Torres de Barros

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.