INCLUSÃO BILÍNGUE COMO POLÍTICA PÚBLICA: IMPACTOS NA FORMAÇÃO DOS ACADÊMICOS
DOI:
https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p4385-4403Palavras-chave:
Educação, Educação inclusiva, Educação SuperiorResumo
Este estudo investiga os impactos da inclusão bilíngue como política pública na formação de estudantes surdos em Mato Grosso do Sul, focalizando as universidades UFMS, UFGD e UEMS. Adotou-se uma abordagem qualitativa e descritiva, fundamentada na análise documental de informações institucionais e na consideração de políticas públicas relevantes, como a Lei nº 10.436/2002, o Decreto nº 5.626/2005 e a inclusão da Educação Bilíngue na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) em 2021, que reconhecem a Libras como primeira língua da comunidade surda e garantem tradutores, intérpretes e materiais didáticos adequados. A pesquisa evidencia que a UFMS e a UFGD apresentam iniciativas consolidadas em cursos de Libras e educação bilíngue, destacando o papel do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) na formação de professores para atender às demandas da Educação bilíngue de surdos. Em contrapartida, a UEMS não registra oferta nessa área. Apesar dos avanços, persistem desafios como a escassez de materiais adaptados, a falta de profissionais qualificados e a necessidade de sensibilizar a comunidade acadêmica. Os resultados indicam que fortalecer políticas de inclusão bilíngue é essencial não apenas para garantir direitos legais, as também para construir um espaço universitário inclusivo e equitativo, que valorize a identidade cultural da comunidade surda e promova a interação acadêmica entre estudantes surdos e ouvintes.
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