INCLUSÃO BILÍNGUE COMO POLÍTICA PÚBLICA: IMPACTOS NA FORMAÇÃO DOS ACADÊMICOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p4385-4403

Palavras-chave:

Educação, Educação inclusiva, Educação Superior

Resumo

Este estudo investiga os impactos da inclusão bilíngue como política pública na formação de estudantes surdos em Mato Grosso do Sul, focalizando as universidades UFMS, UFGD e UEMS. Adotou-se uma abordagem qualitativa e descritiva, fundamentada na análise documental de informações institucionais e na consideração de políticas públicas relevantes, como a Lei nº 10.436/2002, o Decreto nº 5.626/2005 e a inclusão da Educação Bilíngue na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) em 2021, que reconhecem a Libras como primeira língua da comunidade surda e garantem tradutores, intérpretes e materiais didáticos adequados. A pesquisa evidencia que a UFMS e a UFGD apresentam iniciativas consolidadas em cursos de Libras e educação bilíngue, destacando o papel do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) na formação de professores para atender às demandas da Educação bilíngue de surdos. Em contrapartida, a UEMS não registra oferta nessa área. Apesar dos avanços, persistem desafios como a escassez de materiais adaptados, a falta de profissionais qualificados e a necessidade de sensibilizar a comunidade acadêmica. Os resultados indicam que fortalecer políticas de inclusão bilíngue é essencial não apenas para garantir direitos legais, as também para construir um espaço universitário inclusivo e equitativo, que valorize a identidade cultural da comunidade surda e promova a interação acadêmica entre estudantes surdos e ouvintes.

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Biografia do Autor

Adriano de Oliveira Gianotto, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS - Brasil

Doutor em Desenvolvimento Local pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Professor Adjunto III da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Ariela Carloto da Silva , Universidade Federal de Mato Grosso de Sul

Mestrada em Tradução e Linguagens pela Universidade de Santa Catarina - UFSC

Heury Junior Souza Silva, Universidade Federal de Mato Grosso de Sul

Graduando em Educação Bilíngue de Surdos pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Janaína de Almeida Silva Borges, Universidade Federal de Mato Grosso de Sul

Graduanda em Educação Bilíngue de Surdos pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Juliana Jorge da Silva , Universidade Federal de Mato Grosso de Sul

Graduanda em Educação Bilíngue de Surdos pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

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Publicado

2025-10-06

Como Citar

Gianotto, A. O., Carloto da Silva , A., Souza Silva, H. J., Silva Borges, J. de A., & da Silva , J. J. (2025). INCLUSÃO BILÍNGUE COMO POLÍTICA PÚBLICA: IMPACTOS NA FORMAÇÃO DOS ACADÊMICOS. INTERFERENCE: A JOURNAL OF AUDIO CULTURE, 11(2), 4385–4403. https://doi.org/10.36557/2009-3578.2025v11n2p4385-4403

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Artigo Original